A corrida que iremos criar, resume-se a etapas (Heats) de 3 minutos. Ao final deste tempo, a corrida é interrompida e os pilotos devem trocar de fenda. Desta forma a corrida só irá terminar depois que todos os pilotos tenham corrido em todas as fendas.
Desta forma, em uma pista com 2 fendas e 2 pilotos, a corrida terá a duração de 6 minutos, sem contar o tempo de intervalo, que pode ser manual ou automático.
Se tiverem 3 pilotos na corrida, a duração da corrida será de 9 minutos (sem contar os intervalos).
Neste artigo será utilizada uma pista de 2 fendas, para exemplificar, mas a configuração e funcionamento da corrida, será o mesmo para pistas com mais fendas.
Procedimentos validos para a versão 1.11.4.9 do Race Coordinator. As telas podem variar de acordo com a versão utilizada.
Sem o comando da pista, quando por exemplo uma etapa da corrida terminar, se não houver alguém para desligar a pista manualmente, algum piloto pode dar algumas voltas a mais.
Na janela principal do programa, localize no menu a opção Race Setup.
Vamos utilizar um dos modos passo-a-passo do programa para criar o "básico da corrida". Clique na opção Basic Guided Setup para iniciar.
A primeira janela do passo-a-passo solicita um nome para esta corrida.
A corrida que iremos criar será no formato utilizado em campeonatos, por isto iremos chama-la de "Campeonato".
Clique no botão Next para continuar.
Nome da Corrida |
Passo 3
A próxima janela solicita o tempo minimo de uma volta para considera-la como valida. Voltas abaixo deste valor serão ignoradas.
Coloque o valor cerca de 1 segundo abaixo da média das voltas dos carros na pista e em seguida clique no botão Next para continuar.
Tempo minimo de uma volta |
Neste passo marque a opção Round Robin e clique no botão Next.
Tipos de "rotação" entre as fendas |
A seguir o programa pergunta se a corrida deve terminar por tempo ou voltas.
Clique no botão Time ...
definição se a corrida termina por tempo ou voltas |
Clique no botão Next para continuar.
Tempo de duração de uma etapa da corrida |
Fim da configuração básica.
Clique no botão Save para sair.
Fim da configuração da corrida |
Testar a corrida
Após a configuração, podemos utilizar o modo Demo para ver se a corrida é exatamente aquilo que queremos.
O modo de demonstração irá simular uma corrida sem a necessidade de estar presente na pista.
Conforme a figura abaixo, assinale a opção Single Race, localize a corrida "Campeonato" em Race/Event Selection e assinale o item Demo Mode.
Para uma corrida "real", basta selecionar Single Race, a corrida "Campeonato" e clicar no botão Start Race.
Não esqueça de incluir os pilotos (e opcionalmente os carros de cada piloto) no campo Drivers Racing.
Como exemplo, utilizamos uma pista com 2 fendas e 3 pilotos participando da corrida.
Testando a corrida utilizando o modo Demo |
Para iniciar a corrida, utilize o Call Button (se disponível) ou localize no menu a opção Race Director e clique em Start/Resume Heat.
Pode ser utilizado também o atalho no teclado, pressionando a barra de espaço.
O uso do Call Button facilita a dinâmica da corrida, sem utilizar o teclado |
Janela inicial da corrida |
Semáforo de largada virtual |
Observe logo abaixo do tempo da corrida (0:00) a informação Heat 1 of 3. Isto quer dizer que já foi realizada 1 etapa das 3 programadas.
Fim da primeira etapa (Heat) da corrida |
Observe na figura abaixo que o Piloto 1 que estava na fenda vermelha, deve correr agora na fenda branca. O Piloto 3 que estava na espera (Deck), inicia a corrida, na fenda vermelha.
Pressionando o Call Buton ou a barra de espaço novamente, iniciamos a segunda etapa da corrida.
Inicio da segunda etapa (Heat) da corrida |
Fim da corrida |
Ao final da corrida, ou mesmo durante a mesma, podemos explorar as opções do menu Windows.
A janela abaixo por exemplo é interessante para ser apresentada no final da corrida onde outras informações, temos a diferença entre cada piloto e em relação ao líder.
Resultado da corrida (Race Results) |
Durante a corrida podemos observar ou realizar alguns eventos.
Parar uma corrida
Caso seja necessário interromper a corrida em razão de um acidente ou uma parada técnica, podemos utilizar o Call Button (se disponível) ou a tecla de Espaço
Uma mensagem de voz irá informar que a pista está em bandeira amarela (Yellow Flag).
Para retornar a corrida, pressione novamente o Call Button ou a tecla de Espaço.
Finalizar uma corrida
Caso queira finalizar uma corrida antes do seu final, clique no "X" da janela. Uma mensagem irá solicitar a confirmação que você realmente quer cancelar a corrida.
Confirmação do cancelamento da corrida |
Para reiniciar uma nova corrida, temos que sair da corrida atual, clicando no "X" da janela e caso não haja mudança dos pilotos ou carros, clicar novamente no botão Race Start.
Piloto em espera - On Deck
Mesmo durante a corrida, pode ser realizada uma consulta mostrando a ordem dos pilotos que estão esperando para entrar na corrida, ou seja, na próxima etapa.
Isto é útil quando temos muitos pilotos em uma corrida.
No menu principal da janela da corrida, clique em Window e em seguida na opção On Deck.
O próximo piloto a entrar na corrida será o Piloto 7 |
Se houver disponibilidade de utilizar 2 monitores ou mesmo o uso de um monitor grande, pode ser feito um arranjo com as janelas principais do programa.
Uma vez definida a posição das janelas, nas próximas corridas elas já se posicionam automaticamente desta forma.
Conjunto de janelas |
Dicas
A seguir são mostradas algumas configurações que podem ser feitas nesta corrida.
Para alterar as configurações de uma corrida, no menu principal, clique em Race Setup e em seguida em Expert Race Setup.
Editar uma corrida |
Janela de edição |
Dica 1: Incluir pontuação na corrida
É possível incluir uma pontuação de acordo com a sua posição de chegada em cada etapa (Heat) de uma corrida.
No botão Points, assinale o item Use Points e altere, se necessário, os pontos, no campo Heat Points.
Por padrão, a pontuação é:
20 - 1° lugar
18 - 2° lugar
16 - 3° lugar
15 - 4° lugar
14 - 5° lugar
13 - 6° lugar
12 - 7° lugar
10 - 8° lugar
Inclusão da pontuação na corrida |
- O Piloto 1 chegou em segundo lugar nas duas etapas que disputou somando 36 pontos (18 + 18).
- O Piloto 2 chegou 1 vez em primeiro e uma vez em segundo somando 38 pontos (10 + 18).
- O Piloto 3 chegou em primeiro lugar nas duas etapas, totalizando 40 pontos (20 + 20).
Resultado da corrida, com pontuação (Score) |
Para dar um pouco mais de "emoção" durante a troca de fendas, podemos automatizar o tempo para que a próxima etapa da corrida inicie automaticamente.
Isto é útil para evitar que um piloto fique "enrolando" para colocar seu carro na pista.
No botão Main, inclua o valor 30 no campo Auto Advance Time. Este é o tempo em segundos, que a tela mostra o resultado da última etapa.
No campo Auto Start Time, coloque o valor 60. Este será o tempo que mostra a tela com a posição dos pilotos e logo em seguida, inicia a corrida.
Com esta configuração, a largada também é automática, depois de 60 segundos.
Utilizando o Call Button ou a barra de espaço durante este tempo de intervalo, o tempo é finalizado, parando na próxima etapa do processo. Desta forma o processo pode ser controlado manualmente.
Inicio automático |
® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.