Corrida no Race Coordinator com troca de fendas

No Artigo anterior, foi criada uma corrida simples, onde não havia a troca dos carros entre as fendas da pista, durante a corrida. Neste novo artigo, Vamos criar uma nova corrida, no mesmo formato utilizado em campeonatos, com troca de fendas.

A corrida que iremos criar, resume-se a etapas (Heats) de 3 minutos. Ao final deste tempo, a corrida é interrompida e os pilotos devem trocar de fenda. Desta forma a corrida só irá terminar depois que todos os pilotos tenham corrido em todas as fendas.
Desta forma, em uma pista com 2 fendas e 2 pilotos, a corrida terá a duração de 6 minutos, sem contar o tempo de intervalo, que pode ser manual ou automático.
Se tiverem 3 pilotos na corrida, a duração da corrida será de 9 minutos (sem contar os intervalos).

Neste artigo será utilizada uma pista de 2 fendas, para exemplificar, mas a configuração e funcionamento da corrida, será o mesmo para pistas com mais fendas.

Procedimentos validos para a versão 1.11.4.9 do Race Coordinator. As telas podem variar de acordo com a versão utilizada.

Importante: Para melhor funcionamento deste tipo de corrida, é importante que sua pista disponha de uma unidade de comando para ligar ou desligar a pista nos momentos corretos.
Sem o comando da pista, quando por exemplo uma etapa da corrida terminar, se não houver alguém para desligar a pista manualmente, algum piloto pode dar algumas voltas a mais.

Passo 1
Na janela principal do programa, localize no menu a opção Race Setup.
Vamos utilizar um dos modos passo-a-passo do programa para criar o "básico da corrida". Clique na opção Basic Guided Setup para iniciar.


Passo 2
A primeira janela do passo-a-passo solicita um nome para esta corrida.
A corrida que iremos criar será no formato utilizado em campeonatos, por isto iremos chama-la de "Campeonato".
Clique no botão Next para continuar.

Nome da Corrida

Passo 3
A próxima janela solicita o tempo minimo de uma volta para considera-la como valida. Voltas abaixo deste valor serão ignoradas.
Coloque o valor cerca de 1 segundo abaixo da média das voltas dos carros na pista e em seguida clique no botão Next para continuar.

Tempo minimo de uma volta
Passo 4
Neste passo marque a opção Round Robin e clique no botão Next.

Tipos de "rotação" entre as fendas
Passo 5
A seguir o programa pergunta se a corrida deve terminar por tempo ou voltas.
Clique no botão Time ...

definição se a corrida termina por tempo ou voltas
... e preencha na próxima janela o valor (em segundos) da duração da corrida. No nosso caso cada "etapa" terá 180 segundos (3 minutos).
Clique no botão Next para continuar.

Tempo de duração de uma etapa da corrida
Passo 6
Fim da configuração básica.
Clique no botão Save para sair.

Fim da configuração da corrida


Testar a corrida
Após a configuração, podemos utilizar o modo Demo para ver se a corrida é exatamente aquilo que queremos.
O modo de demonstração irá simular uma corrida sem a necessidade de estar presente na pista.
Conforme a figura abaixo, assinale a opção Single Race, localize a corrida "Campeonato" em Race/Event Selection e assinale o item Demo Mode.

Para uma corrida "real", basta selecionar Single Race, a corrida "Campeonato" e clicar no botão Start Race.

Não esqueça de incluir os pilotos (e opcionalmente os carros de cada piloto) no campo Drivers Racing.

Como exemplo, utilizamos uma pista com 2 fendas e 3 pilotos participando da corrida.

Testando a corrida utilizando o modo Demo
Clicando no botão Start Race iremos para a janela da corrida.
Para iniciar a corrida, utilize o Call Button (se disponível) ou localize no menu a opção Race Director e clique em Start/Resume Heat.
Pode ser utilizado também o atalho no teclado, pressionando a barra de espaço.

O uso do Call Button facilita a dinâmica da corrida, sem utilizar o teclado
Janela inicial da corrida
Após o semáforo virtual a corrida é inciada. Não esqueça de ligar ou aumentar o som do computador!


Semáforo de largada virtual

Após os 3 primeiro minutos, a primeira etapa (Heat) termina.
Observe logo abaixo do tempo da corrida (0:00) a informação Heat 1 of 3. Isto quer dizer que já foi realizada 1 etapa das 3 programadas.

Fim da primeira etapa (Heat) da corrida
Pressionando o Call Button ou a barra de espaço, preparamos a corrida para a segunda etapa.

Observe na figura abaixo que o Piloto 1 que estava na fenda vermelha, deve correr agora na fenda branca. O Piloto 3 que estava na espera (Deck), inicia a corrida, na fenda vermelha.

Pressionando o Call Buton ou a barra de espaço novamente, iniciamos a segunda etapa da corrida.

Inicio da segunda etapa (Heat) da corrida
Depois que todos os pilotos tenham corrido em todas as fendas, que no nosso exemplo foram 3 etapas, a corrida é finalizada, com a bandeira quadriculada.

Fim da corrida
Resultado da corrida
Ao final da corrida, ou mesmo durante a mesma, podemos explorar as opções do menu Windows.
A janela abaixo por exemplo é interessante para ser apresentada no final da corrida onde outras informações, temos a diferença entre cada piloto e em relação ao líder.

Resultado da corrida (Race Results)
Durante a corrida
Durante a corrida podemos observar ou realizar alguns eventos.

Parar uma corrida
Caso seja necessário interromper a corrida em razão de um acidente ou uma parada técnica, podemos utilizar o Call Button (se disponível) ou a tecla de Espaço
Uma mensagem de voz irá informar que a pista está em bandeira amarela (Yellow Flag).
Para retornar a corrida, pressione novamente o Call Button ou a tecla de Espaço.

Finalizar uma corrida
Caso queira finalizar uma corrida antes do seu final, clique no "X" da janela. Uma mensagem irá solicitar a confirmação que você realmente quer cancelar a corrida.

Confirmação do cancelamento da corrida
Reiniciar uma nova corrida
Para reiniciar uma nova corrida, temos que sair da corrida atual, clicando no "X" da janela e caso não haja mudança dos pilotos ou carros, clicar novamente no botão Race Start.

Piloto em espera - On Deck
Mesmo durante a corrida, pode ser realizada uma consulta mostrando a ordem dos pilotos que estão esperando para entrar na corrida, ou seja, na próxima etapa.
Isto é útil quando temos muitos pilotos em uma corrida.
No menu principal da janela da corrida, clique em Window e em seguida na opção On Deck.

O próximo piloto a entrar na corrida será o Piloto 7
Conjunto de janelas
Se houver disponibilidade de utilizar 2 monitores ou mesmo o uso de um monitor grande, pode ser feito um arranjo com as janelas principais do programa.
Uma vez definida a posição das janelas, nas próximas corridas elas já se posicionam automaticamente desta forma.

Conjunto de janelas


Dicas
A seguir são mostradas algumas configurações que podem ser feitas nesta corrida.
Para alterar as configurações de uma corrida, no menu principal, clique em Race Setup e em seguida em Expert Race Setup.

Editar uma corrida
Em seguida, assinale a corrida que será modificada (Campeonato) e o grupo de itens a ser modificado (botões a esquerda).

Janela de edição
Ao final da edição, não esqueça de clicar em no botão Update.

Dica 1: Incluir pontuação na corrida
É possível incluir uma pontuação de acordo com a sua posição de chegada em cada etapa (Heat) de uma corrida.
No botão Points, assinale o item Use Points e altere, se necessário, os pontos, no campo Heat Points.
Por padrão, a pontuação é:

20 - 1° lugar
18 - 2° lugar
16 - 3° lugar
15 - 4° lugar
14 - 5° lugar
13 - 6° lugar
12 - 7° lugar
10 - 8° lugar

Para uma pista de 2 fendas, bastam 2 valores.

Inclusão da pontuação na corrida
Na figura a seguir, temos outro resultado de uma corrida utilizado esta pontuação, onde:
  • O Piloto 1 chegou em segundo lugar nas duas etapas que disputou somando 36 pontos (18 + 18).
  • O Piloto 2 chegou 1 vez em primeiro e uma vez em segundo somando 38 pontos (10 + 18).
  • O Piloto 3 chegou em primeiro lugar nas duas etapas, totalizando 40 pontos (20 + 20).

Resultado da corrida, com pontuação (Score)
Dica 2: Intervalo automático
Para dar um pouco mais de "emoção" durante a troca de fendas, podemos automatizar o tempo para que a próxima etapa da corrida inicie automaticamente.
Isto é útil para evitar que um piloto fique "enrolando" para colocar seu carro na pista.

No botão Main, inclua o valor 30 no campo Auto Advance Time. Este é o tempo em segundos, que a tela mostra o resultado da última etapa.
No campo Auto Start Time, coloque o valor 60. Este será o tempo que mostra a tela com a posição dos pilotos e logo em seguida, inicia a corrida.

Com esta configuração, a largada também é automática, depois de 60 segundos.

Utilizando o Call Button ou a barra de espaço durante este tempo de intervalo, o tempo é finalizado, parando na próxima etapa do processo. Desta forma o processo pode ser controlado manualmente.

Inicio automático


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