Sensor de Voltas do Tipo Contato Interrompido

Este artigo mostra como fazer um sensor de contagem de voltas do tipo "Contato Interrompido" ou "Tape Interrompido". Lá fora, conhecido como Dead Strip (algo como "Faixa Morta" em uma tradução livre), é uma versão otimizada para ser utilizado na interface I-LPT-V1 ou no controlador C-DSP-V1 em pistas do tipo Autorama ®.

A principal característica deste tipo de sensor, além de sua simplicidade, é criar uma área elétrica isolada (ou "Morta") na pista, formando uma espécie de "Interruptor".
Ao passar com o carro sobre esta área, o circuito elétrico do carro fará o papel de "Botão de Acionamento" deste interruptor, fechando o contato e enviando um sinal ao dispositivo de contagem de voltas.
Esta área isolada ou morta tem este nome por que não há tensão elétrica. Se o carrinho parar sobre este ponto, ficará parado (em breve teremos novidades sobre isto!).

Modelo tradicional para este sensor.
Este tipo de sensor é o mais utilizado em pistas profissionais, devido a sua facilidade de montagem e confiabilidade.
Utilizando as interfaces e controladoras da NoviSlot, ficou mais fácil de fazer. Basta realizar o procedimento em apenas um dos "Tapes",  de cada fenda da pista. Além disso, a distância entre os pontos isolados podem ser bem reduzidos. Basta que eles não se toquem.

Veja no final deste artigo uma recomendação importante antes de ligar a pista com este tipo de sensor.


Recomendo também a leitura deste  Outro Artigo onde é mostrado como identificar os pontos "Ativos" e "Comum" da pista.


Modelo otimizado para os produtos da NoviSlot.
No caso das pistas de plástico, podemos fazer este sensor de duas formas;
  • Recortando um dos "Tapes" (trilhos) da fenda.
  • Utilizando uma fita de cobre adesiva.

Opção I: Recorte nos "tapes" da pista
Material necessário:
  • Cerca de 25 cm de fio flexível (tipo "Cabinho") para cada fenda a ser modificada.
  • Micro retifica com disco de corte.
  • Ferro de solda / Solda / Fluxo ou pasta de solda.
  • Chave de fenda pequena / alicate de bico / alicate de corte.
Passo 1
Desmonte um dos "Tapes" (trilhos) da pista de cada fenda.
Pista desmontada. Observe que é só de um lado de cada fenda.
Passo 2
Utilizando uma micro retifica com um disco de corte, divida cada trilho do "Tape" em 3 pedaços, de forma que o pedaço central tenha entre 15 a 20 cm.

Dica: O uso de uma serra de ferro não é aconselhável, pois pode "prender" e empenar o material.
Trilhos recortados.
Passo 3
Solde um fio, um pouco maior que a peça central, entre as duas peças das extremidades, fazendo uma "Ponte".
Nas peças centrais, solde o fio que vem da interface ou controlador correspondente a cada fenda.

Dica: Alguns materiais podem não ser tão fáceis de realizar a soldagem, como é o caso das pistas da Estrela. Neste caso o uso de fluxo (também conhecido como ácido para solda) ou pasta de solta podem ajudar neste processo.
Soldagem dos fios.
Passo 4
Faça a remontagem dos trilhos na pista.
Solde um fio unindo os contatos que não foram mexidos (fio verde, no exemplo abaixo). Este fio é o "Comum" da pista.
No detalhe, o esquema simplificado das ligações.
Pista remontada e diagrama básico das ligações.
Final
Aspecto final da montagem. Observe na ampliação que o espaço entre os cortes não são críticos, basta que eles não se encostem.
Pista pronta e detalhe do espaçamento entre o trilho recortado.

Opção II: Fita de Cobre Adesiva
Material necessário:
  • Cerca de 15 a 20 cm de fita de cobre adesiva para cada fenda a ser modificada.
  • Cerca de 10 cm de Fio flexível (tipo "Cabinho") para cada fenda a ser modificada.
  • Fita adesiva (durex) do tipo "Invisível".
  • Furadeira e uma broca fina (entre 2 e 3 mm  ou 1/16", 3/32", 1/8").
  • Ferro de solda / Solda.
Passo 1
Após uma boa limpeza na pista, para tirar qualquer vestígio de óleo ou sujeira, cole a fita adesiva sobre um dos trilhos da pista de cada fenda. A fita deve ter cerca de 1 ou 2 cm maior (de comprimento) do que a medida escolhida para a fita de cobre.

Dica: Esta fita serve para isolar a fita de cobre com o trilho da pista.
Aplicação da fita durex para isolamento.
Passo 2
Cole a fita de cobre sobre a fita adesiva.
Aplicação da fita de cobre adesiva.
Passo 3
Faça um pequeno furo bem ao lado da fita de cobre. Escolha o local com atenção para não furar sobre um reforço da pista na parte inferior.
Detalhe do furo para soldagem do fio com a fita de cobre.
Passo 4
Solde o fio que vem da interface ou controlador correspondente a cada fenda na fita de cobre. Se necessário passe uma lixa para "Abaixar" a solda.
Solde também um fio unindo os trilhos da pista que não foram mexidos (fio verde, no exemplo abaixo). Este fio é o "Comum" da pista.
Soldagem dos fios por baixo da pista e no detalhe a solda do fio com a fita de cobre.
Final
Aspecto final da montagem.
Pista pronta.


Importante
No caso da montagem mostrada neste artigo, é importante que o "Comum" da pista dos sensores de voltas fique alinhado com o "Comum" da pista dos controles.

Veja neste Outro Artigo mais detalhes sobre o "Comum" da pista.

Observe que os "Comuns" das pistas (em azul) devem estar no mesmo "Tape". A montagem errada, como mostrado na primeira figura, fará com que um controle acione os dois carros.

Posição Errada !


Para corrigir esta situação, apenas "Inverta" a montagem de uma das pistas, como mostra a segunda figura.

Posição Correta!



Veja também

® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.