A principal característica deste tipo de sensor, além de sua simplicidade, é criar uma área elétrica isolada (ou "Morta") na pista, formando uma espécie de "Interruptor".
Ao passar com o carro sobre esta área, o circuito elétrico do carro fará o papel de "Botão de Acionamento" deste interruptor, fechando o contato e enviando um sinal ao dispositivo de contagem de voltas.
Esta área isolada ou morta tem este nome por que não há tensão elétrica. Se o carrinho parar sobre este ponto, ficará parado (em breve teremos novidades sobre isto!).
Modelo tradicional para este sensor. |
Utilizando as interfaces e controladoras da NoviSlot, ficou mais fácil de fazer. Basta realizar o procedimento em apenas um dos "Tapes", de cada fenda da pista. Além disso, a distância entre os pontos isolados podem ser bem reduzidos. Basta que eles não se toquem.
Veja no final deste artigo uma recomendação importante antes de ligar a pista com este tipo de sensor.
Recomendo também a leitura deste Outro Artigo onde é mostrado como identificar os pontos "Ativos" e "Comum" da pista.
Modelo otimizado para os produtos da NoviSlot. |
- Recortando um dos "Tapes" (trilhos) da fenda.
- Utilizando uma fita de cobre adesiva.
Opção I: Recorte nos "tapes" da pista
Material necessário:
- Cerca de 25 cm de fio flexível (tipo "Cabinho") para cada fenda a ser modificada.
- Micro retifica com disco de corte.
- Ferro de solda / Solda / Fluxo ou pasta de solda.
- Chave de fenda pequena / alicate de bico / alicate de corte.
Desmonte um dos "Tapes" (trilhos) da pista de cada fenda.
Pista desmontada. Observe que é só de um lado de cada fenda. |
Utilizando uma micro retifica com um disco de corte, divida cada trilho do "Tape" em 3 pedaços, de forma que o pedaço central tenha entre 15 a 20 cm.
Dica: O uso de uma serra de ferro não é aconselhável, pois pode "prender" e empenar o material.
Dica: O uso de uma serra de ferro não é aconselhável, pois pode "prender" e empenar o material.
Solde um fio, um pouco maior que a peça central, entre as duas peças das extremidades, fazendo uma "Ponte".
Nas peças centrais, solde o fio que vem da interface ou controlador correspondente a cada fenda.
Dica: Alguns materiais podem não ser tão fáceis de realizar a soldagem, como é o caso das pistas da Estrela. Neste caso o uso de fluxo (também conhecido como ácido para solda) ou pasta de solta podem ajudar neste processo.
Dica: Alguns materiais podem não ser tão fáceis de realizar a soldagem, como é o caso das pistas da Estrela. Neste caso o uso de fluxo (também conhecido como ácido para solda) ou pasta de solta podem ajudar neste processo.
Faça a remontagem dos trilhos na pista.
Solde um fio unindo os contatos que não foram mexidos (fio verde, no exemplo abaixo). Este fio é o "Comum" da pista.
No detalhe, o esquema simplificado das ligações.
Aspecto final da montagem. Observe na ampliação que o espaço entre os cortes não são críticos, basta que eles não se encostem.
Opção II: Fita de Cobre Adesiva
Material necessário:
- Cerca de 15 a 20 cm de fita de cobre adesiva para cada fenda a ser modificada.
- Cerca de 10 cm de Fio flexível (tipo "Cabinho") para cada fenda a ser modificada.
- Fita adesiva (durex) do tipo "Invisível".
- Furadeira e uma broca fina (entre 2 e 3 mm ou 1/16", 3/32", 1/8").
- Ferro de solda / Solda.
Passo 1
Após uma boa limpeza na pista, para tirar qualquer vestígio de óleo ou sujeira, cole a fita adesiva sobre um dos trilhos da pista de cada fenda. A fita deve ter cerca de 1 ou 2 cm maior (de comprimento) do que a medida escolhida para a fita de cobre.
Dica: Esta fita serve para isolar a fita de cobre com o trilho da pista.
Aplicação da fita durex para isolamento. |
Cole a fita de cobre sobre a fita adesiva.
Faça um pequeno furo bem ao lado da fita de cobre. Escolha o local com atenção para não furar sobre um reforço da pista na parte inferior.
Solde o fio que vem da interface ou controlador correspondente a cada fenda na fita de cobre. Se necessário passe uma lixa para "Abaixar" a solda.
Solde também um fio unindo os trilhos da pista que não foram mexidos (fio verde, no exemplo abaixo). Este fio é o "Comum" da pista.
Aspecto final da montagem.
Importante
No caso da montagem mostrada neste artigo, é importante que o "Comum" da pista dos sensores de voltas fique alinhado com o "Comum" da pista dos controles.
Veja neste Outro Artigo mais detalhes sobre o "Comum" da pista.
Observe que os "Comuns" das pistas (em azul) devem estar no mesmo "Tape". A montagem errada, como mostrado na primeira figura, fará com que um controle acione os dois carros.
Para corrigir esta situação, apenas "Inverta" a montagem de uma das pistas, como mostra a segunda figura.
Veja também
Pista pronta. |
Importante
No caso da montagem mostrada neste artigo, é importante que o "Comum" da pista dos sensores de voltas fique alinhado com o "Comum" da pista dos controles.
Veja neste Outro Artigo mais detalhes sobre o "Comum" da pista.
Observe que os "Comuns" das pistas (em azul) devem estar no mesmo "Tape". A montagem errada, como mostrado na primeira figura, fará com que um controle acione os dois carros.
Posição Errada !
Para corrigir esta situação, apenas "Inverta" a montagem de uma das pistas, como mostra a segunda figura.
Posição Correta!
Veja também
- Montagem do sensor de voltas do tipo Óptico.
- Outros tipos de Sensores de Voltas.
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