Sensor de Voltas óptico

Artigo mostrando de forma prática, a montagem dos sensores ópticos em uma pista do Autorama Estrela ®.

A montagem dos sensores ópticos, utilizados pela Novislot, para telemetria em pistas do tipo Autorama®, é muito fácil e requer poucas ferramentas e habilidade.

Itens necessários para a montagem dos sensores ópticos na pista
A figura acima mostra os itens necessários para a montagem:
  • Os sensores, no caso, os dois utilizados na interface HID-USB-V1.
  • Um segmento da pista, no caso o modelo da pista do Autorama Estrela® .
  • Uma micro retifica ou uma furadeira elétrica.
  • Uma broca de 3mm.
  • Cola de secagem rápida.
Passo 1
Faça os furos de 3mm para os sensores na pista.
O furo deve ser o mais próximo do trilho de contato da pista e é recomendado que se faça do lado inverso da pista (de costas), para evitar que o mesmo fique em cima de algum reforço da pista.

Não é recomendado fazer os furos sem as ferramentas adequadas. Os sensores devem ser montados em um angulo reto.

Furação pelo lado oposto da pista
Resultado desejado dos furos
Passo 2
Dobra dos terminais.

Este passo é muito importante, pois se realizado de forma errada, pode danificar os sensores.

O sensor utilizado pela NoviSlot é similar ao mostrado abaixo. Observe que ele visto "de frente", é possível ver os dois terminais.

Sensor óptico visto "de frente"
Na montagem final, ele é protegido com um isolante, e desta forma pode ser um pouco difícil identificar quando o sensor está de frente ou de lado.

Sensores de "lado" e de "frente" antes de fazer a dobragem dos terminais
O importante é sempre fazer a dobra, com os terminais dos sensores no sentido "de frente".

Sensores "dobrados"
Novidade!
Os novos cabos com sensores vem com um espaçamento para facilitar a dobra dos terminais
Passo 3
Insira os sensores nos furos e faça uma "pré arrumação" nos fios de forma que eles não fiquem embolados.
Observe também a ordem dos sensores na pista. Geralmente a fenda 1 é a que fica mais próxima dos pilotos, neste caso o sensor referente a fenda 1 é o com fio azul.

Pré arrumação dos fios
Passo 4
Verifique se o sensor está rente a pista.
Caso sim, utilize um pingo da cola rápida, pelo lado de baixo, para fixa-lo nesta posição.

Se o sensor ficar muito para fora, os carros mais baixos podem bater nele.

Posicione os sensores de forma "rente" a pista
A dica é não colar os sensores na pista e sim, primeiro, os terminais isolados. Desta forma será possível fazer um ajuste posterior do sensor. Ao final, se necessário, cole os sensores.

Colagem primeiro dos terminais na pista para posterior ajuste dos sensores
Passo 5
Para finalizar, pode ser utilizado um pingo de cola, em alguns pontos, para manter o conjunto de fiação mais rígido, principalmente no cabo de entrada, na lateral da pista.

Este modelo de pista permite fixar uma "tampa", protegendo todo o conjunto. A foto a seguir, mostra o resultado desta "tampa" fixada na pista.
Foi utilizada a capa de uma caixa de disco de DVD, que depois de recortada, foi fixada com 4 pequenos parafusos, deixando assim a montagem da reta do contador de voltas mais robusta ao transporte.

Acabamento final da montagem na pista
Testes e Dicas
Para utilização deste tipo de sensor, em alguns casos pode ser necessário o uso de uma iluminação direta sobre os sensores.


Um dos problemas que podem acontecer, caso opte em não utilizar uma iluminação direta, é a sombra de uma pessoa passando perto da pista. Esta sombra pode marcar uma volta falsa.

Luminária com garra de fixação
Após a configuração do programa, pode ser realizado um teste simples, ainda na bancada. 
Utilizando a luz solar ou uma iluminação direta sobre os sensores, deslize o carro sobre as fendas.
Conforme a configuração do seu programa, a volta é detectada assim que o carro encobrir o sensor ou após o carro passar pelo sensor.

Iluminação direta sobre os sensores para realizar um teste de bancada
Uma sugestão para montagem da iluminação dos sensores, é monta-la por baixo de uma ponte, como a mostrada na figura a seguir.

Ponte sobre a pista
Como mencionado, o sensor é sensível ao infra-vermelho e algumas fitas de LEDs podem não funcionar corretamente com este sensor.
Uma opção ao uso das fitas de LEDs são as lampadas do tipo torpedo, facilmente encontradas em casas de auto peças.

Lampada torpedo de 12 volts

Um pouco mais difícil de encontrar (não confundir com lampada neon), as "micro lampadas" ou "lampadas com rabicho", podem ser a solução para embuti-las em alguns locais em seu diorama, na pista.
"Lampada com rabicho" ou "micro lampada" de 6 ou 12 volts
Veja também

® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.