Modificação dos Sensores na Pista para uso com o SAP

Artigo mostrado algumas dicas para quem vai instalar o SAP-U-V1 em uma pista com Tape Interrompido no formato tradicional. 

Este artigo servirá de apoio para que já tem uma pista com sensores de voltas do tipo Tape Interrompido e irá instalar o módulo SAP ou mesmo outros equipamentos da NoviSlot.

Uma das características da montagem tradicional dos sensores do tipo Tape Interrompido é um espaço relativamente grande entre um tape e seu segmento, conforme mostra a figura abaixo.

Pista com Tape Interrompido, no formato tradicional. Observar os espaços no segmento dos Tapes
Como o objetivo do SAP é fazer o carro não parar sobre os sensores, será necessário eliminar este espaço entre os tapes, para evitar que o carro pare neste ponto. Mesmo os demais equipamentos da NoviSlot não necessitam deste espaço.

Na figura seguinte, podemos ver, por baixo da pista, como é feito tradicionalmente e como será modificado em um formato "otimizado",

Vista "por baixo" da pista e visão de rais-x dos Tapes
Na configuração tradicional, visto na na parte de cima da foto, podemos perceber os grandes espaços entre os segmentos dos tapes e duas partes isoladas. Uma "ponte" faz a segmentação do Tape, e no centro, a área isolada (sensor).
Na configuração otimizada para os produtos da NoviSlot, visto logo abaixo, basta fazer apenas um tape segmentado, como área para detecção da passagem do carro.

Importante:
  • O tamanho deste segmento, agora pode ser até relativamente "grande", se for utilizar o módulo SAP (Veja artigo no Blog, clicando aqui). Normalmente utiliza-se um segmento entre 15 e 20 cm.
  • O Tape segmento deve ser no tape "Ativo" da pista. Veja no artigo Polaridade da Pista, como identificar quem é o Tape "Ativo" e "Comum" da pista.
Desmontando com cuidado os tapes, pode ser feito inicialmente a parte sem interrupção (Tape "Comum"),  bastando faze-lo de forma que não haja mais interrupção.
Neste caso havia sobra da cordoalha por baixo, mas antes de iniciar, verifique se há sobra deste material na sua pista, caso contrário será necessário adquirir alguns poucos metros de cordoalha para realizar este trabalho.

O Tape segmentado tem um pequeno truque a ser feito. Como ele tem que ficar isolado, porém o mais próximo possível, foi aproveitada a mesma furação (pode ser necessário alargar um pouco o furo, pois passarão 2 cordoalhas no mesmo furo), e foi utilizado uma tira recortada de um cartão de crédito, para fazer um isolamento. Faça o teste com um multímetro para comprovar que está isolado e então faça a recolagem da cordoalha.
Depois é só cortar o excesso da tira do cartão.

Teste de isolamento do Tape. Observar o uso de uma tira de um cartão para fazer o isolamento
Como resultado de toda a modificação nos sensores da pista, pode ser observado na figura abaixo o detalhe do Tape segmentado, com o isolamento feito de uma tira de cartão.

Detalhe do isolamento. O excesso da tira foi cortado e um pingo de cola foi utilizado para fixar a tira
Não esqueça de verificar o isolamento de todos os sensores (Tape isolado) e também a continuidade das "pontes" além do segmento do Tape "Comum" da pista.
A figura abaixo, mostra os testes a serem realizados em cada fenda.

Lembrando que a pista deve estar desligada, e sem aceleradores ou carros na pista para realizar estes testes.

Testes a serem realizados
Utilizando um multímetro, em escala de resistência (Ohms), o ponto de teste "A" deve ter uma das ponteiras em um trecho da cordoalha e o outro no outro trecho da mesma cordoalha. Este ponto representa a "emenda" feita no Tape "Comum" da pista e o instrumento deve mostrar algo perto de 0 (zero) Ohm (continuidade).
Os pontos "B" e "C" testam o isolamento da área isolada, com os tapes "Ativos" da pista. O instrumento deve mostrar uma resistência infinita (circuito aberto).
O ponto "D" testa a continuidade da "ponte" da fenda. Deve mostrar algo perto de 0 (zero) Ohm.

Outro rápido teste que pode ser realizado é medir a continuidade entre os Tapes "Comuns" da pista. Todos devem estar interligados entre si, mostrando algo perto de 0 (zero) Ohm.
No exemplo da foto, fenda o teste seria vermelha com branca / vermelha com verde / vermelha com laranja).

Em resumo:
  • Ponto A = Continuidade.
  • Ponto B = Isolado (aberto).
  • Ponto C = Isolado (aberto).
  • Ponto D = Continuidade.

Instalação do SAP-U-V1 

Aqui finaliza a etapa de modificação e testes na pista. A seguir será realizada a instalação dos módulos SAP-U-V1.

Par de módulos SAP-U-V1 para monitoramento de uma pista de 4 fendas
Após um rápido estudo para melhor colocação dos módulos SAP-U-V1 na pista (por baixo), podem ser feitos na bancada os fios que irão para pista e alimentação do módulo.
Neste cliente, os fios dos sensores já estavam presos na pista e serão conectados depois.

Observe que os fios que vão para pista (branco e preto), devem ser relativamente "grossos". A bitola vai depender do tipo de carros utilizados (maior ou menor corrente). De uma forma geral, fios de 1,5 a 2,5 mm curtos (15 a 20 cm), são mais que suficientes.
Eles apenas alimentarão a parte "isolada" por um breve período.

Em uma pista de madeira montada, quanto mais fios puderem ser conectados nos módulos na bancada, melhor, pois não é muito fácil (pelo menos para mim) trabalhar deitado, em um espaço as vezes apertado (chão para pista).

Preparação dos fios para pista.
A montagem na foto seguinte parece complicada, mas na verdade é bem simples. Como aparecem muitos fios na foto, pode dar a impressão de "coisa da NASA", mas depois que se faz a ligação de uma fenda, o trabalho é igual para as demais fendas.
  • São 2 fios para o Tape segmentado da pista, por fenda (preto e branco).
  • 1 fio para saída do sensor ao sistema de telemetria, por fenda.
  • Alimentação do módulo (12 Volts da fonte da pista) e só.
Opcionalmente podem ser conectados os LED's de monitoramento, mas é só plugar o cabo no conector.

Lembrando que cada módulo SAP-U-V1 monitora 2 fendas.

Observação: Os fios conectados na cordoalha devem ser soldados ou fixados através de uma emenda tipo SINDAL. Na foto abaixo os fios aparecem "grampeados", apenas para testes. Posteriormente foram soldados.

Parece complico, mas não é. O angulo da foto não é muito favorável
Por fim podem ser inseridos os LED's de monitoramento. A dica aqui é posiciona-los em um local visível a todos os pilotos.

Quando o carro passa sobre o sensor, o LED correspondente a pista acende, dando ao piloto a confirmação visual do registro da volta.

Caso seja utilizada a opção de reabastecimento (disponível no Race Coordinator), o LED irá piscar, indicando que o piloto parou corretamente no "box".

LED's de monitoramento. Sim, ainda faltam a indicação das cores da fenda

Configuração opcional

O SAP-U-V1 funciona, sem interferência, em conjunto com qualquer outro sistema de telemetria existente na pista

Uma das ideias em utilizar o SAP nesta pista, além de evitar a parada dos carros sobre os sensores, é utilizar também este ponto como área de box para reabastecimento, recurso previsto no programa Race Coordinator.
Para isto, além de configurar a corrida para ter a opção de reabastecimento, deve-se assinalar a opção "Use Laps for Pits" nas configurações da pista. Com isto, além da contagem de voltas normais, quando habilitado a opção de reabastecimento e o carro parar sobre os sensores (parada no box), haverá o reabastecimento.

Configuração da pista para usar também os sensores como área de box

Configuração da corrida para utilizar a opção de reabastecimento
Enquanto não tem o vídeo na pista, o vídeo abaixo, realizado em uma pista de teste, serve para ter uma ideia do funcionamento do reabastecimento.





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