Faça os furos de 3mm para os sensores na pista.
O furo deve ser o mais próximo do trilho de contato da pista e é recomendado que se faça do lado inverso da pista (de costas), para evitar que o mesmo fique em cima de algum reforço da pista.
Dobra dos terminais.
O sensor utilizado pela NoviSlot é similar ao mostrado abaixo. Observe que ele visto "de frente", é possível ver os dois terminais.
Na montagem final, ele é protegido com um isolante, e desta forma pode ser um pouco difícil identificar quando o sensor está de frente ou de lado.
Insira os sensores nos furos e faça uma "pré arrumação" nos fios de forma que eles não fiquem embolados.
Observe também a ordem dos sensores na pista. Geralmente a fenda 1 é a que fica mais próxima dos pilotos, neste caso o sensor referente a fenda 1 é o com fio azul.
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Pré arrumação dos fios
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Passo 4
Verifique se o sensor está rente a pista.
Caso sim, utilize um pingo da cola rápida, pelo lado de baixo, para fixa-lo nesta posição.
Se o sensor ficar muito para fora, os carros mais baixos podem bater nele.
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Posicione os sensores de forma "rente" a pista
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A dica é não colar os sensores na pista e sim, primeiro fixar os terminais isolados. Desta forma será possível fazer um ajuste posterior do sensor. Ao final, se necessário, cole os sensores.
Pode ser utilizada cola quente para fixar os sensores.
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Colagem primeiro dos terminais na pista para posterior ajuste dos sensores |
Passo 5
Para finalizar, pode ser utilizado um pingo de cola, em alguns pontos, para manter o conjunto de fiação mais rígido, principalmente no cabo de entrada, na lateral da pista.
Este modelo de pista permite fixar uma "tampa", protegendo todo o conjunto. A foto a seguir, mostra o resultado desta "tampa" fixada na pista.
Foi utilizada a capa de uma caixa de disco de DVD, que depois de recortada, foi fixada com 4 pequenos parafusos, deixando assim a montagem da reta do contador de voltas mais robusta ao transporte.
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Acabamento final da montagem na pista
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Testes e Dicas
Para utilização deste tipo de sensor, em alguns casos pode ser necessário o uso de uma iluminação direta sobre os sensores.
Um dos problemas que podem acontecer, caso opte em não utilizar uma iluminação direta, é a sombra de uma pessoa passando perto da pista. Esta sombra pode marcar uma volta falsa.
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Luminária com garra de fixação
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Após a configuração do programa, pode ser realizado um teste simples, ainda na bancada.
Utilizando a luz solar ou uma iluminação direta sobre os sensores, deslize o carro sobre as fendas.
Conforme a configuração do seu programa, a volta é detectada assim que o carro encobrir o sensor ou após o carro passar pelo sensor.
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Iluminação direta sobre os sensores para realizar um teste de bancada |
Uma sugestão para montagem da iluminação dos sensores, é monta-la por baixo de uma ponte, como a mostrada na figura a seguir.
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Ponte sobre a pista
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Ponte de iluminação feita com fita de LED e calha de fio de PVC
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Como mencionado, o sensor é sensível ao infra-vermelho e algumas fitas de LEDs podem não funcionar corretamente com este sensor.
Uma opção ao uso das fitas de LEDs são as lampadas do tipo torpedo, facilmente encontradas em casas de auto peças.
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Lampada torpedo de 12 volts |
Um pouco mais difícil de encontrar (não confundir com lampada neon), as "micro lampadas" ou "lampadas com rabicho", podem ser a solução para embuti-las em alguns locais em seu diorama, na pista.
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"Lampada com rabicho" ou "micro lampada" de 6 ou 12 volts |