A corrida de qualificação que iremos criar, é uma opção para dar mais competitividade em campeonatos.
Nesta corrida, que deve ser realizada antes da corrida principal, cada piloto terá 1 minuto para fazer a volta mais rápida.
Os pilotos mais rápidos podem ter pontos de bonificação no campeonato ou até mesmo, a opção de escolher em qual fenda irá iniciar a corrida.
Uma característica desta corrida, será a opção de personalizar a janela de corrida, de forma que independente do numero de fendas que a pista tenha, mostrará apenas uma fenda.
Importante: Informações e figuras baseada na versão v1.12.0.0. Estes itens e procedimentos podem ser diferentes em outras versões.
Corrida de qualificação, com a janela personalizada |
Importante: Siga corretamente as configurações sugeridas neste artigo. Valores diferentes dos apresentados podem ocasionar erros no resultado da corrida de qualificação.
Passo 1
Na janela principal do programa, localize no menu a opção Race Setup.Vamos utilizar um dos modos passo-a-passo do programa para criar o "básico da corrida". Clique na opção Basic Guided Setup para iniciar e na janela que se abre, clique em Next.
Criar uma nova corrida |
Inicio do passo-a-passo para a configuração de uma corrida |
Passo 2
Na próxima janela, é solicitado um nome para esta corrida. Vamos criar uma com o nome de "Qualificação".Clique no botão Next para continuar.
Nome da corrida (Qualificação) |
Passo 3
A próxima janela solicita o tempo minimo de uma volta para considera-la como valida. Voltas abaixo deste valor serão ignoradas.Coloque o valor cerca de 1 segundo abaixo da média das voltas dos carros na pista e em seguida clique no botão Next para continuar.
Tempo minimo de uma volta |
Passo 4
Neste passo, mantenha a opção Round Robin assinalada e clique no botão Next.Esta opção será modificada mais adiante.
Opção provisória |
Passo 5
A seguir o programa pergunta se a corrida deve terminar por tempo ou voltas.Clique no botão Time ...
Definição se a corrida termina por tempo ou voltas |
... e preencha na próxima janela o valor (em segundos) da duração da corrida de qualificação. No nosso caso será de 60 segundos (1 minuto).
Clique no botão Next para continuar.
Tempo de duração da corrida de qualificação |
Passo 6
Fim da configuração básica.Clique no botão Save para sair.
Fim da configuração básica da corrida |
Passo 7
A seguir, faremos manualmente, algumas modificações na corrida de qualificação.No menu principal, clique em Race Setup e em seguida em Expert Race Setup.
Editar uma corrida |
Selecione a corrida "Qualificação" para ser modificada |
Passo 8
Do lado esquerdo da janela, selecione a guia Heats e em seguida assinale as opções Single Heats (Solo/Any Lane) e Reverse Rotation.Opções de Heats |
Passo 9
Selecione a guia Scoring e as opções Fasted Lap e None no grupo de opções Heat Ranking Method e None também no grupo de opções Overall Ranking Method.Os demais itens não precisam ser modificados.
Clique no botão Update.
Opções de Scoring |
Primeiro teste da corrida
Após a configuração, podemos utilizar o modo Demo para ver se a corrida é exatamente aquilo que queremos.Dica: Veja como utilizar a opção Demo no artigo: Demo Mode no Race Coordinator.
Conforme a figura abaixo, "arraste" os nomes dos pilotos que irão participar da corrida, depois assinale a opção Single Race e localize a corrida "Qualificação". Em seguida assinale o item Demo Mode.
Testando a corrida utilizando o modo Demo |
Clicando no botão Start Race iremos para a janela da corrida.
Para iniciar a corrida simulada, clique na barra de espaço
Corrida de qualificação |
Importante: Geralmente, antes da corrida de qualificação, é definida qual será a fenda de qualificação. Desta forma todos os pilotos devem tentar fazer a melhor volta, na mesma fenda. Um de cada vez.
Neste exemplo, o programa mostra as duas fendas da pista, com o mesmo nome do piloto em ambas posições. Com isto, o piloto poderia escolher qualquer fenda para tentar a melhor volta, porém, o que é proposto neste artigo é uma janela, mostrando apenas 1 fenda.
Continuando a configuração
A seguir, faremos a cópia de um arquivo do programa e uma modificação na corrida de qualificação, para utilizar este arquivo, com objetivo de mostrar apenas 1 fenda na janela de qualificação.Passo 10
No menu principal, clique em File e em seguida em Show Install Directory Folder.Atalho para mostrar o local onde estão os arquivos de instalação do programa |
Passo 11
Na janela de gerenciamento de arquivos, siga a sequencia abaixo, para criar uma cópia do arquivo Raceday_1L.
1 - Clique duas vezes na pasta Data |
2 - Clique duas vezes na pasta XAML |
3 - Na pasta XAML, localize o arquivo Raceday_1L e clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção Copiar |
4 - Clique com o botão direito do mouse em qualquer local da janela e selecione a opção Colar |
5 - Localize a cópia do arquivo Raceday_1L e clique com o botão direito, selecionando a opção Renomear |
6 - Digite o novo nome para o arquivo (Qualificação) e feche a janela |
Passo 12
De volta ao menu principal, clique em Race Setup e em seguida em Expert Race Setup (Passo 7).
Selecione a corrida Qualificação e clique no botão UI.
No campo Race Day XAML File Prefix, substitua o nome atual, pelo "caminho" mais o nome do arquivo criado no passo anterior (data\xaml\Qualificação).
Em seguida, apague o campo Exemple Full File Name (detalhe em amarelo). Este campo é preenchido automaticamente, depois que clicar no botão Update.
Clique no botão Update.
Selecione a corrida Qualificação e clique no botão UI.
No campo Race Day XAML File Prefix, substitua o nome atual, pelo "caminho" mais o nome do arquivo criado no passo anterior (data\xaml\Qualificação).
Em seguida, apague o campo Exemple Full File Name (detalhe em amarelo). Este campo é preenchido automaticamente, depois que clicar no botão Update.
Clique no botão Update.
Modificação do arquivo da corrida |
Segundo teste da corrida
Repita os procedimentos do primeiro teste da corrida e observe agora a nova janela da corrida com apenas 1 fenda.Nova janela da corrida de qualificação |
Importante: Observe que sempre iniciará a janela com a cor da primeira fenda configurada, geralmente a vermelha, porém na primeira passagem do carro na(s) outra(s) fenda(s), a cor muda automaticamente.
Passagem do carro na segunda fenda (branca) |
Resultado da qualificação
Ao final da corrida, ou mesmo durante a mesma, podemos explorar as opções do menu Windows, na janela de corrida.
A janela abaixo por exemplo é interessante para ser apresentada no final da corrida onde outras informações, temos a diferença entre cada piloto e em relação ao líder.
Dica: Pode ser utilizado também o atalho no teclado, pressionando a tecla F5.
A janela abaixo por exemplo é interessante para ser apresentada no final da corrida onde outras informações, temos a diferença entre cada piloto e em relação ao líder.
Resultado da corrida (Race Results) |
Dica 1: Conjunto de janelas
Se houver disponibilidade em utilizar 2 monitores ou mesmo o uso de um monitor grande, pode ser feito um arranjo com outras janelas de informações, disponiveis através do menu Windows, na janela de corrida.Dica: Uma vez definida a posição das janelas, nas próximas corridas elas já se posicionam automaticamente desta forma.
No exemplo abaixo, foram utilizadas as janelas Group Leader Board e On Deck.
A primeira janela classifica em ordem os pilotos mais rápidos e a segunda mostra o próximo piloto a realizar a qualificação.
Dica 2: Sorteio na ordem dos pilotos
É possível ordenar de forma aleatória, a ordem em que os pilotos farão a corrida de qualificação.Após incluir os pilotos participantes, clique no botão Randomize >>.
Ordem aleatória dos pilotos |
Dica 3: Comando da pista
Para melhor funcionamento deste tipo de corrida, é importante que sua pista disponha de uma unidade de comando para ligar ou desligar a pista, automaticamente, nos momentos corretos.
Sem o módulo de comando, quando por exemplo, for iniciado o processo de largada da corrida, se a pista já estiver energizada, o piloto pode largar antes da hora.
Dica 4: Call Button
Com a utilização de um módulo de comando, a inclusão do Call Button facilita muito a dinâmica de uma corrida.No caso das corridas de qualificação, todo o processo de avançar para o próximo piloto e fazer a largada, pode ser feito através do Call Button.
O uso do Call Button facilita a dinâmica da corrida, sem utilizar o teclado |
® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário