Pista NINCO / Ten Zi Li - GTR - RJ

Pequeno diário com eventos e atualizações realizadas na pista Ten Zi Li na GTR. Este registro serve para divulgar e esclarecer alguns detalhes de funcionamento da pista.

Desenho atual do traçado da pista com o remanejamento dos sensores de voltas.

Desenho do traçado da pista até o dia 10/10/2020


03/07/2021

Em uma visita não programada na pista, e aproveitando que a pista de madeira já tinha sido convertida, resolvemos aproveitar o dia sem corridas oficiais para fazer a inversão da polaridade da pista, passando de NEGATIVA para POSITIVA.


Como eu ainda estou me recuperando da cirurgia e a visão ainda não está 100%, consegui um ajudante na empreitada.

Conforme a figura a seguir, a pista agora segue o padrão POSITIVO INTERNACIONAL, com a seguinte descrição das cores:
  •  Vermelho  = Tape negativo e negativo da fonte (Comum da pista).
  •  Preto  = Tape positivo (Ativo da pista).
  •  Branco  = Positivo da fonte.



05/06/2021

Foi relatada que na última corrida realizada, no feriado de quinta-feira (3/6/21), que a fenda vermelha estava com problemas de energia e também que alguns carros, mais largos ou altos, batiam na lateral da ponte de iluminação.
Em razão destes problemas a corrida planejada para hoje, foi cancelada e a pista entrou em manutenção.

Inicialmente foi feito um novo suporte para a ponte de iluminação, elevando-a e permitindo a passagem com uma boa folga dos carros mais largos e altos, nas fendas laterais (vermelha e amarela).
A base de elevação foi feita com 2 pedaços do material verde utilizado nos acostamentos, onde a base maior foi colada no carpete da pista, fazendo assim a sua fixação, evitando sair do lugar em caso de uma batida. A parte superior da base foi feita na forma de encaixe, permitindo assim a sua retirada, em caso de manutenção dos LEDs da ponte de manutenção.
No futuro, se necessário, todo o conjunto pode ser fixado com um parafuso ou simplesmente colado.
O projeto foi aprovado pelo Eng. Tatá - Rs! 

Suporte para elevação da ponte de iluminação

Em seguida foram testados todos os segmentos de pistas da fenda vermelha, tendo sido encontrado um ponto de mau contato, no final da reta dos pilotos, resolvido com a inversão da pista e outro mais sério, no meio da reta, antes do lago. Neste ponto foi necessário fazer uma ponte de ligação entre as pistas.

Local com mais uma ponte de ligação entre as pistas

Após isto, o piloto de testes Hélio, fez varias voltas em todas as fendas, aprovando assim a pista para a próxima corrida.


03/04/2021

Após alguns meses afastado da pista (tempos difíceis), ontem estive na loja para fazer uma tarefa que confesso, estava adiando faz tempo.
Foram feitas as pontes entre as pistas, da curva perto do computador, que o pessoal reclamava sempre de mau contato.

Não parece, mas tem várias horas de trabalho só para fazer este pequeno trecho da pista

Por fim, a montagem final

Outra equipe de manutenção esteve finalizando a bancada perto da janela, fazendo também a iluminação e pontos de elétrica. Isto vai facilitar muito aos pilotos da pista de replicas.

Bancada pronta!

Também gostaria de deixar registrado, que há algumas semanas atrás, foi dado inicio a retirada de itens que estavam ocupando parte da sala e a instalação de uma grande tela suspensa para a telemetria.

Nova tela suspensa para telemetria


21/11/2020

Algumas fotos depois da montagem das laterais em volta de toda a pista, para evitar que os carros caiam no chão.

Este trabalho foi feito pelo Célio, um dia antes da corrida e as fotos tiradas pelo Giuseppe.

Vista pela lateral

Vista "aérea" da outra lateral.
Observar também a "gaveta" para o teclado e mouse, abaixo dos monitores

Reta dos pilotos

Os monitores da telemetria também foram recuados para melhorar a visão dos pilotos na curva

Detalhe do "laguinho"


10/10/2020

Neste dia, sem corridas programadas, foi realizada a manutenção da pista, incluindo a troca dos módulos de comando e interface.
Apesar de não terem problemas, a sua substituição foi sugerida para tirar algumas dúvidas sobre as ocorrências de falhas nas corridas.

Também foi modifica a posição da ponte de iluminação, voltando a sua posição inicial, antes da inauguração oficial, perto da reta dos pilotos.

Esta troca foi sugerida pois a posição em que estava, dificultava a recolocação dos carros além de marcar voltas falsas, quando um carro saía da fenda vermelha, e atravessava a pista sobre as outras fendas.

eee
Nova posição da ponte de iluminação

Também foi instalado o ar condicionado, exclusivo para a pista de réplicas.

Ar condicionado instalado
 

3/10/2020

Antes da corrida, o Célio fez novos acostamentos, em todas as curvas da pista, afastando as grades de proteção da pista e assim melhorando a pilotagem.

O programa Race Coordinator também foi atualizado da versão "beta" v1.13.0.16 para a versão final v1.14.0.0.

Detalhe dos novos acostamento no lago
 

5/9/2020

Mais dois novos pontos de jumpers entre pistas com mais de 400 voltas de teste.





22/8/2020

Aproveitando o frio carioca, neste dia foram realizadas varias pequenas atualizações:
  • Atualização do programa Race Coordinator v1.13.0.0 para a versão beta v1.13.0.16.
  • Configuração do Warmup nas corridas.
  • Algumas novas falas em português (Warmup e Fim da qualificação).
  • Iluminação do BOX quando a pista é energizada.

Detalhe da iluminação do BOX

Aproveitando que em breve teremos uma nova corrida com reabastecimento, seguem alguns esclarecimentos:

Na frente de cada piloto existem 3 LEDs de sinalização, onde:
  • LED 1: Acende na cor da fenda do piloto, quando o mesmo cruzar a linha do contador de voltas. Serve para indicar que a volta foi registrada.
  • LED 2: Acende na cor BRANCA quando o piloto parar corretamente no BOX (Contador de voltas) para o reabastecimento. Ao apagar, indica que o tanque foi cheio.
  • LED 3: É uma alternativa ao marcador de combustível da tela do programa. Com o tanque cheio, o LED fica na cor VERDE. Em AMARELO indica algo próximo de meio tanque e VERMELHO que está quase sem combustível. Se o LED estiver apagado, indica que não tem combustível e as voltas não são mais registradas.

LEDs de sinalização individuais para cada piloto

Posição dos 4 conjuntos de LEDs de sinalização

Nesta próxima corrida também testaremos a pontuação automática dos pilotos, que deverá ser utilizada a partir dos próximos campeonatos.

Ainda nesta próxima corrida, testaremos a configuração inicial do Warmup, que diferente do sistema SRT (da outra pista), o Warmup do Race Coordinator é realizado antes do inicio de cada fenda.
A ideia é o piloto testar se o acelerador está conectado de forma correta e se o carro está "andando".

Lembre-se que este Warmup não é para treino. Serve apenas para teste.

Por fim, o diorama do BOX agora tem luz. A ideia é que o mesmo só acenda quando a pista estiver energizada, desta forma, o piloto saberá se o carro parou ou não andou por problemas técnicos ou se a pista foi desligada. Em resumo:
  • BOX aceso: Pista ligada
  • BOX apagado: Pista desligada


04/07/2020

Primeira corrida oficial na pista.

Na foto abaixo, não dá para ver, mas o Eduardo Teixeira foi o primeiro piloto a realizar a tomada de tempo na inauguração oficial da pista, já com o nome em homenagem ao amigo Ten Zi Li.

Eduardo Teixeira fazendo a tomada de tempo

Resultado da corrida

Entrega da premiação


13/06/2020

Montagem das chaves para reversão do sentido da pista.

O seu uso permite inverter o sentido da pista, horário ou anti-horário, sem inverter a polaridade do acelerador, que deve ser sempre do tipo NEGATIVO.

As chaves foram montadas embaixo da mesa de apoio aos pilotos (controles) e são individuais por fenda.

Chaves de reversão


29/04/2020

Teste em bancada dos LEDs de sinalização da pista na nova ponte de iluminação.

Estes LEDs fazem a contagem regressiva para inicio da corrida, status da pista (VERDE = Ligada / VERMELHA = Desligada), além da alternância em AMARELO, quando em bandeira amarela e BRANCO, no final da corrida.

LEDs de sinalização da pista e corrida


20/02/2020

Preparação da pista para gravação das chamadas de F1, na Rede Globo para o ano de 2020.

Equipe de montagem para gravação

Comentarias da Globo

Pista com os dioramas


20/01/2020

Montagem de toda a parte elétrica da pista.

Para haver compatibilidade com a outra pista na loja, a polaridade da pista é NEGATIVA.

Fonte, relês, módulo de comando montados debaixo da mesa de apoio dos pilotos


07/12/2019

Inicio das obras na pista.
Primeiro traçado para verificação das peças. O desenho foi o original do conjunto.

Pré montagem da pista


® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário