Posicionamento do sensor do tipo Tape Interrompido na pista

Relato de uma solução simples para evitar a perda da contagem de voltas, em sistema eletrônicos de telemetria, utilizados em pistas do tipo Autorama®

Recentemente instalei um sistema HID-USB-V1 com sensores do tipo Tape Interrompido em uma pista de plástico, aqui no RJ.

Módulo HID-USB-V1 para sensores do tipo Tape Interrompido, instalado na pista
Parte da pista
Uma característica da pista onde foi instalado o módulo, é ter uma grande reta,  no formato similar a da figura abaixo, onde os sensores foram montados no meio dela.
É uma muito pista "rápida", e durante os testes iniciais, percebemos, que este grande reta estava "ondulada", fazendo o carro "quicar" em determinados pontos, não marcando algumas voltas.
Uma solução para melhorar este problema de ondulação, foi a fixação da pista sobre a mesa.
Após novos testes, agora sem falhas, e uma pequena orientação quanto ao uso do programa, dei como encerrada a instalação.

Montagem do sensor no meio da grande reta
Porém, após alguns dias, o cliente me reportou que ainda ocorriam algumas falhas na contagem das voltas, e que piorou quando tentou utilizou um carro com motor "mais rápido".
Chegando ao local, observamos que a ondulação da pista, ainda que menor devido a sua fixação na mesa, ainda poderia ser a causa do problema. Era visível, olhando de frete, ver o carro vindo "quicando" na reta.

Após alguns testes no módulo HID-USB-V1, para ter certeza que não era ele o responsável pela falha, decidimos remanejar a reta com os sensores para um ponto "lento" da pista.
Assim, com o carro mais lento, ele não "quicaria" tanto nas ondulações da pista, fazendo um bom contato com o sensor.
Colocamos o sensor logo no inicio da grande reta, e após diversas voltas, nenhuma volta foi perdida.

Primeira tentativa: Sensor no inicio da grande reta
Parecia que tínhamos resolvido o problema, porém foi percebido um "pequeno efeito colateral" nesta solução.
Como o sensor fica no inicio da reta, onde aceleramos ao máximo o carro, era percebida, apenas pelo piloto, um pequeno "engasgo" durante esta aceleração.

Isto é normal neste tipo de sensor, onde neste trecho da pista, o carro não recebe energia elétrica. Poderíamos ter resolvido o problema, utilizando o módulo SAP-U-V1, que foi projetado justamente para manter a alimentação elétrica neste trecho "isolado" da pista, porém, devido a facilidade, por se tratar de uma pista de plástico, decidimos fazer outro teste, colocando o sensor no final da grande reta.

Módulo SAP-U-V1 utilizado para manter o "Tape Interrompido", energizado.
A teoria é que, como sempre temos que desacelerar o carro para entrar na curva, o efeito do tape interrompido (ponto sem energia), não faria nenhuma diferença e sem a aceleração, o carro passaria mais suave sobre as ondulações, sem a perda de voltas.

Segunda tentativa: Sensor no final da grande reta
Sucesso!
Após muitas e muitas voltas, com diversos carros e velocidades diferentes, não tivemos mais a perda do registro de voltas.

Fica então a dica para quem utiliza sensores de voltas do tipo Tape Interrompido e tem problemas de perder voltas. Faça um teste remanejando o sensor para o final da reta (ou inicio de uma curva).

Para pistas de madeira, este problema pode não existir, pois a razão das falhas, neste caso foi causado pela ondulação na pista, coisa que praticamente não existe em uma pista de madeira, de qualquer forma, segue a dica quando ao posicionamento dos sensores após uma curva.

E se o carro ficar parando sobre o sensor, lembre-se que já existe solução para isto, com a utilização do módulo SAP-U-V1.


® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.

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