Utilizando o programa Race Coordinator, este artigo mostra como configurar e utilizar a opção de "combustível virtual" em uma corrida. Desta forma, durante a corrida, pode ser necessário uma ou mais paradas para realizar um reabastecimento.
Chega um momento em que as corridas tradicionais perdem um pouco da graça e a opção em fazer um reabastecimento durante a corrida, pode ser uma forma de agregar mais estratégia do que velocidade.
Conforme a configuração, a quantidade de "combustível virtual" gasto em função do tempo da volta e o tempo necessário para "encher" o tanque, podem ser decisivos na vitória de uma corrida.
Além da estratégia de corrida, o piloto também terá que ter muita habilidade na parada do carro na área para o Pit Stop (Pit Lane).
Artigo baseado na versão 1.12.0.0 do Race Coordinator. As telas e procedimentos podem variar de acordo com a versão utilizada.
O local para o Pit Stop pode ser o mesmo do contador de voltas ou ainda ser criado outro ponto especifico na pista, para isto.
Independente do tipo de sensor utilizado, também é possível criar, neste caso, utilizando dois sensores em cada fenda, uma área maior para o Pit Stop.
Se a sua pista utiliza sensores do tipo Tape Interrompido (Dead Strip), utilizando o módulo SAP-U-V1, é possível utiliza-lo como área de Pit Stop. Veja mais detalhes no final deste artigo.
Configuração dos sensores
Neste artigo vamos utilizar o mesmo local do contador de voltas, como local de parada do Pit Stop, ou seja, o carro deverá parar exatamente sobre o sensor do contador de voltas.
Dependendo do módulo de interface entre a pista e o computador, pode ser necessário uma pequena configuração.
As interfaces da NoviSlot, compatíveis com o Race Coordinator, que necessitam desta configuração especial para utilizar o mesmo sensor de voltas como local de Pit Stop para reabastecimento, são:
O modelo para Game Port (HID-USB-V3), não necessita de nenhuma configuração.
Para entrar no modo de configuração da pista, clique no menu principal, em Track Setup > Expert Track Setup.
Selecione o tipo de interface, utilizado para conexão (Porta paralela (A) ou Arduíno (B)) com o seu computador, e clique no botão Configure.
A seguir, as configurações necessárias, de acordo com o tipo de conexão utilizado:
Parallel Port
Assinale a opção Use Laps for Pits.
Arduino
Verifique se a seleção em Lap Sensor for Pits está como Lap Pin as Pit.
Ao final da configuração, clique em Accept e depois em Update.
Configuração da corrida
Já existe uma corrida configurada para este formato, disponível na instalação padrão do Race Coordinator (Round Robin Fuel), mas a opção em utilizar combustível ou não, pode ser utilizada em outros tipos de corrida.
Desta forma, vamos apenas conhecer os detalhes dos itens relevantes para este tipo de corrida.
Para entrar no modo de configuração de uma corrida, clique no menu principal, em Race Setup > Expert Race Setup.
Conforme a figura abaixo, assinalando primeiro a corrida Round Robin Fuel (A), e clicando no botão Analog Fuel (B), confirme se a opção Use Fuel (C) está assinalada.
Apenas com os valores padrão do programa, jé é possível experimentar uma corrida com uso de combustível e reabastecimento. Todos os itens serão descritos a seguir, e a sua correta configuração irá trazer mais desafios em suas corridas.
Heat Reset
Com a opção Heat Reset assinalada, na próxima etapa da corrida (troca de fendas), o piloto recomeça com o nível de combustível definido no campo Start Level (parte inferior da janela de configuração). Se esta opção não estiver assinalada, o piloto vai recomeçar com a quantidade de combustível que terminou a etapa anterior.
End Heat
Com esta opção assinalada, se o piloto ficar sem combustível, ele não marcará mais voltas e também não poderá tentar reabastecer. A corrida, ou etapa da corrida finaliza para ele.
Janela da corrida com a opção de uso de combustível |
Independente do tipo de sensor utilizado, também é possível criar, neste caso, utilizando dois sensores em cada fenda, uma área maior para o Pit Stop.
Se a sua pista utiliza sensores do tipo Tape Interrompido (Dead Strip), utilizando o módulo SAP-U-V1, é possível utiliza-lo como área de Pit Stop. Veja mais detalhes no final deste artigo.
Configuração dos sensores
Neste artigo vamos utilizar o mesmo local do contador de voltas, como local de parada do Pit Stop, ou seja, o carro deverá parar exatamente sobre o sensor do contador de voltas.
Dependendo do módulo de interface entre a pista e o computador, pode ser necessário uma pequena configuração.
As interfaces da NoviSlot, compatíveis com o Race Coordinator, que necessitam desta configuração especial para utilizar o mesmo sensor de voltas como local de Pit Stop para reabastecimento, são:
O modelo para Game Port (HID-USB-V3), não necessita de nenhuma configuração.
Para entrar no modo de configuração da pista, clique no menu principal, em Track Setup > Expert Track Setup.
Modo de configuração da pista |
Selecionando o tipo de interface |
Parallel Port
Assinale a opção Use Laps for Pits.
Verifique se a seleção em Lap Sensor for Pits está como Lap Pin as Pit.
Ao final da configuração, clique em Accept e depois em Update.
Configuração da corrida
Já existe uma corrida configurada para este formato, disponível na instalação padrão do Race Coordinator (Round Robin Fuel), mas a opção em utilizar combustível ou não, pode ser utilizada em outros tipos de corrida.
Desta forma, vamos apenas conhecer os detalhes dos itens relevantes para este tipo de corrida.
Para entrar no modo de configuração de uma corrida, clique no menu principal, em Race Setup > Expert Race Setup.
Modo de configuração de uma corrida |
Janela de configuração de uma corrida para uso de combustível. |
Heat Reset
Com a opção Heat Reset assinalada, na próxima etapa da corrida (troca de fendas), o piloto recomeça com o nível de combustível definido no campo Start Level (parte inferior da janela de configuração). Se esta opção não estiver assinalada, o piloto vai recomeçar com a quantidade de combustível que terminou a etapa anterior.
End Heat
Com esta opção assinalada, se o piloto ficar sem combustível, ele não marcará mais voltas e também não poderá tentar reabastecer. A corrida, ou etapa da corrida finaliza para ele.
Se ela não estiver assinalada, o piloto ficando sem combustível não marca mais voltas, porém é permitido que ele faça o reabastecimento.
Existe também a possibilidade em desligar a pista do piloto que ficar sem combustível, mas para isto é necessário ter um módulo de comando para cada fenda da pista.
Capacity
Capacidade máxima de combustível no tanque.
Usage Type
Define a curva de tendência do consumo de combustível. São três opções, Linear, Quadrática e Cúbica e selecionando cada uma delas, a curva do gráfico irá mudar.
Ficará mais fácil compreender sua utilização quando for explicado, mais adiante, como interpretar os gráficos.
Reference Lap Time
Tempo em segundos de uma volta, para utilizar o máximo de combustível, definido no campo Usage Per Reference Time.
Usage Per Reference Time
Unidades de combustível utilizado em uma volta com o mesmo tempo definido no campo Reference Lap Time.
Este dois últimos itens trabalham em conjunto. Dependendo do tempo da volta, o programa vai calcular o gasto de combustível.
Start Fuel
Unidades de combustível que cada piloto irá iniciar a corrida ou em cada etapa, se a opção Heat Reset estiver assinalada.
Refuel Rate
Unidades de combustível a serem acrescentadas a cada segundo parado no Pit Lane.
Pit Delay
Tempo, em segundos, para iniciar o reabastecimento, após a parada do carro no Pit Lane.
Os dois últimos campos, podem fazer a diferença na estratégia da corrida. Se o reabastecimento for muito rápido, o piloto poderá gastar mais combustível em voltas rápidas, pois o tempo de reabastecimento "rápido" poderá compensar o maior consumo de combustível, porém, se o reabastecimento for "lento", ele deverá calcular se vale a pena ou não economizar, fazendo menos paradas para reabastecimento.
A configuração de equilíbrio ideal é conseguida após algumas corridas de testes e acertos.
Entendendo os gráficos
A frequência com que um piloto terá que fazer um reabastecimento, é determinada pela combinação da capacidade do tanque (Capacity) X Consumo por Tempo (Usage Per Reference Time).
Os pilotos com tempos de voltas mais rápidos irão consumir mais combustível do que os pilotos com tempos de voltas, mais lentos.
Usando como referência os valores:
O segundo gráfico mostra aproximadamente quanto tempo vai levar para o piloto ficar sem combustível.
Neste exemplo, mantendo um ritmo constante de corrida, com o tempo da volta perto dos 6.95 segundos, o piloto ficará sem combustível perto dos 75 segundos (em azul).
Utilizando a informação destes dois gráficos, é possível ajustar a frequência com que os pilotos terão que fazer o(s) reabastecimento(s) e assim, cada piloto pode determinar a melhor estratégia de corrida, ou seja, fazendo voltas rápidas gastando mais combustível ou mais lentas, economizando combustível.
Por exemplo, em uma corrida com duração de 3 minutos (180 segundos) por etapa, cada piloto teria que fazer pelo menos 2 paradas para reabastecimento.
Realizando uma corrida
Insira os pilotos participantes da corrida (A), selecione a corrida para uso com combustível (B) e clique no botão Start Race (C).
Não é possível testar de forma satisfatória este tipo de corrida com a opção Demo Mode, pois não há como simular o reabastecimento.
A janela de corrida com uso de combustível, tem uma nova coluna (Fuel), onde existe uma barra gráfica, inicialmente em verde, indicando o volume de combustível de cada piloto.
Quando o tanque estiver quase vazio, este gráfico passa para a cor laranja e depois vermelho, além de algumas mensagens de voz, informado "pouco combustível", em inglês. Se não houver o reabastecimento, a mensagem de "Sem combustível" é ouvida e a figura "Empty" apresentada.
A partir deste momento, conforme a configuração da corrida e da pista, o piloto pode ter seu carro "desligado" ou apenas não marcar mais voltas.
Para fazer um reabastecimento, o piloto deve parar o carro no ponto exato do Pit Lane para o reabastecimento e isto pode variar, de acordo com o tipo de sensor utilizado.
Existe também a possibilidade em desligar a pista do piloto que ficar sem combustível, mas para isto é necessário ter um módulo de comando para cada fenda da pista.
Capacity
Capacidade máxima de combustível no tanque.
Usage Type
Define a curva de tendência do consumo de combustível. São três opções, Linear, Quadrática e Cúbica e selecionando cada uma delas, a curva do gráfico irá mudar.
Ficará mais fácil compreender sua utilização quando for explicado, mais adiante, como interpretar os gráficos.
Reference Lap Time
Tempo em segundos de uma volta, para utilizar o máximo de combustível, definido no campo Usage Per Reference Time.
Usage Per Reference Time
Unidades de combustível utilizado em uma volta com o mesmo tempo definido no campo Reference Lap Time.
Este dois últimos itens trabalham em conjunto. Dependendo do tempo da volta, o programa vai calcular o gasto de combustível.
Start Fuel
Unidades de combustível que cada piloto irá iniciar a corrida ou em cada etapa, se a opção Heat Reset estiver assinalada.
Refuel Rate
Unidades de combustível a serem acrescentadas a cada segundo parado no Pit Lane.
Pit Delay
Tempo, em segundos, para iniciar o reabastecimento, após a parada do carro no Pit Lane.
Os dois últimos campos, podem fazer a diferença na estratégia da corrida. Se o reabastecimento for muito rápido, o piloto poderá gastar mais combustível em voltas rápidas, pois o tempo de reabastecimento "rápido" poderá compensar o maior consumo de combustível, porém, se o reabastecimento for "lento", ele deverá calcular se vale a pena ou não economizar, fazendo menos paradas para reabastecimento.
A configuração de equilíbrio ideal é conseguida após algumas corridas de testes e acertos.
Entendendo os gráficos
A frequência com que um piloto terá que fazer um reabastecimento, é determinada pela combinação da capacidade do tanque (Capacity) X Consumo por Tempo (Usage Per Reference Time).
Os pilotos com tempos de voltas mais rápidos irão consumir mais combustível do que os pilotos com tempos de voltas, mais lentos.
Usando como referência os valores:
- 200 = Capacidade do tanque (200 unidades de combustível).
- Linear = Tipo de curva de consumo.
- 6.95 = Média de tempo em segundos, para uma volta.
- 20 = Unidades de combustível gastas para uma volta com o tempo de 6.95 segundos.
Quantidade de combustível utilizado, de acordo com o tempo de volta |
Neste exemplo, mantendo um ritmo constante de corrida, com o tempo da volta perto dos 6.95 segundos, o piloto ficará sem combustível perto dos 75 segundos (em azul).
Utilizando a informação destes dois gráficos, é possível ajustar a frequência com que os pilotos terão que fazer o(s) reabastecimento(s) e assim, cada piloto pode determinar a melhor estratégia de corrida, ou seja, fazendo voltas rápidas gastando mais combustível ou mais lentas, economizando combustível.
Por exemplo, em uma corrida com duração de 3 minutos (180 segundos) por etapa, cada piloto teria que fazer pelo menos 2 paradas para reabastecimento.
Estimativa de tempo para que um piloto fique sem combustível, de acordo com o tempo de volta |
Insira os pilotos participantes da corrida (A), selecione a corrida para uso com combustível (B) e clique no botão Start Race (C).
Não é possível testar de forma satisfatória este tipo de corrida com a opção Demo Mode, pois não há como simular o reabastecimento.
Iniciando a corrida |
Janela da corrida |
A partir deste momento, conforme a configuração da corrida e da pista, o piloto pode ter seu carro "desligado" ou apenas não marcar mais voltas.
Mostrador gráfico de combustível |
Os dois pequenos números na parte inferior de cada mostrador de combustível, indicam qual o volume de combustível que ainda resta no tanque (esquerdo) e o outro a capacidade do tanque.
Observe que o piloto não é obrigado a esperar o tanque encher. Se ele achar que metade do tanque dá para chegar ao final da corrida, ele pode acelerar e continuar a corrida.
Dica 1: Sensores ópticos
O uso de sensores ópticos como local para o Pit Stop, é uma opção bastante simples, porém o tamanho da área de Pit Lane vai depender do tamanho do carro. Carros longos ou em escala maior (1:24, 1:32) terão uma maior chance de fazer a parada mais fácil sobre os sensores.
A dificuldade aumenta no uso de carros em escala menores (1:43, 1:64).
Dica 2: Sensores magnéticos
Observe que o piloto não é obrigado a esperar o tanque encher. Se ele achar que metade do tanque dá para chegar ao final da corrida, ele pode acelerar e continuar a corrida.
Dica 1: Sensores ópticos
O uso de sensores ópticos como local para o Pit Stop, é uma opção bastante simples, porém o tamanho da área de Pit Lane vai depender do tamanho do carro. Carros longos ou em escala maior (1:24, 1:32) terão uma maior chance de fazer a parada mais fácil sobre os sensores.
A dificuldade aumenta no uso de carros em escala menores (1:43, 1:64).
Comparativo entre as escalas de carros para pistas tipo Autorama |
Utilizando sensores do tipo magnético, a parada sobre os sensores tem seu grau de dificuldade ampliando, pois a área de detecção do sensor para o imã no carro, é muito pequena.
O ideal neste caso é criar uma segunda linha de sensores (mais um sensor para cada fenda) e assim definir que a área de Pit Lane será entre os dois sensores.
A figura a seguir mostra um exemplo. A linha vermelha representa os sensores dos contadores de voltas e do inicio da área do Pit Lane.
Quando o carro passar sobre a linha vermelha, a volta é registrada e se ele parar antes de cruzar a linha amarela, é identificado como "parado", fazendo assim o seu Pit Stop.
Importante: Apenas os módulos I-USB-V1 ou I-USB-V2 são compatíveis com esta opção.
Dica 3: Sensores do tipo Tape Interrompido
Sabemos que se o carro parar sobre o sensor do tipo Tape Interrompido (Dead Strip), o mesmo só sai de lá com um "empurrãozinho", mas utilizando o módulo SAP (Sistema Anti Parada), depois que ele detecta o carro sobre o sensor, é comutada a energia neste ponto isolado da pista, permitindo assim que o carro possa parar, realizar o reabastecimento e continuar a corrida.
Veja mais detalhes sobre o módulo SAP, no link: http://novislot.ueuo.com/sap-u-v1.html.
Veja também um artigo com a modificação e instalação do módulo SAP em uma pista de madeira, no link: http://novislot.blogspot.com/2017/01/pista01.html.
A vantagem do sensor do tipo Tape Interrompido sobre os demais, está no seu comprimento, que independe do local do imã no carro, para o sensores magnéticos e do tamanho do carro, para os sensores ópticos.
Dica 4: Falas durante a corrida
Existem algumas falas, em inglês, especificas para o uso em corridas com combustível, e que podem ser personalizadas, em configurações dos pilotos (Driver Setup).
A opção Pit In Audio informa quando o piloto parou no ponto correto para realizar o Pit Stop e a opção Fuel Warming Audio Prefix reproduz uma sequencia de informações sobre o nível de combustível (baixo, sem combustível e cheio).
Dica 5: Penalidades
Existe duas opções de penalidade para quem ficar sem combustível, durante uma corrida. A mais simples é não marcar mais voltas enquanto estiver sem combustível, permitindo ou não, reabastecer depois que o tanque "secar".
A segunda opção é fazer o desligamento da pista do piloto.
Para esta opção, é necessário ter um módulo de comando C-R-M ou C-T-M para cada fenda da pista. Pode ser um pouco mais trabalhoso, mas a brincadeira ficará mais realista.
Importante: Apenas os módulos I-USB-V1 ou I-USB-V2 são compatíveis com esta opção.
Veja mais detalhes sobre este módulo, no link: http://novislot.ueuo.com/c-x-m.html.
O ideal neste caso é criar uma segunda linha de sensores (mais um sensor para cada fenda) e assim definir que a área de Pit Lane será entre os dois sensores.
A figura a seguir mostra um exemplo. A linha vermelha representa os sensores dos contadores de voltas e do inicio da área do Pit Lane.
Quando o carro passar sobre a linha vermelha, a volta é registrada e se ele parar antes de cruzar a linha amarela, é identificado como "parado", fazendo assim o seu Pit Stop.
Área do Pit Lane utilizando um par de sensor para cada fenda |
Dica 3: Sensores do tipo Tape Interrompido
Sabemos que se o carro parar sobre o sensor do tipo Tape Interrompido (Dead Strip), o mesmo só sai de lá com um "empurrãozinho", mas utilizando o módulo SAP (Sistema Anti Parada), depois que ele detecta o carro sobre o sensor, é comutada a energia neste ponto isolado da pista, permitindo assim que o carro possa parar, realizar o reabastecimento e continuar a corrida.
Veja mais detalhes sobre o módulo SAP, no link: http://novislot.ueuo.com/sap-u-v1.html.
Veja também um artigo com a modificação e instalação do módulo SAP em uma pista de madeira, no link: http://novislot.blogspot.com/2017/01/pista01.html.
O uso do módulo SAP-U-V1 permite o carro parar sobre o sensor do tipo Tape Interrompido |
Existem algumas falas, em inglês, especificas para o uso em corridas com combustível, e que podem ser personalizadas, em configurações dos pilotos (Driver Setup).
A opção Pit In Audio informa quando o piloto parou no ponto correto para realizar o Pit Stop e a opção Fuel Warming Audio Prefix reproduz uma sequencia de informações sobre o nível de combustível (baixo, sem combustível e cheio).
Configurações de sons para uso em corridas com reabastecimento |
Existe duas opções de penalidade para quem ficar sem combustível, durante uma corrida. A mais simples é não marcar mais voltas enquanto estiver sem combustível, permitindo ou não, reabastecer depois que o tanque "secar".
A segunda opção é fazer o desligamento da pista do piloto.
Para esta opção, é necessário ter um módulo de comando C-R-M ou C-T-M para cada fenda da pista. Pode ser um pouco mais trabalhoso, mas a brincadeira ficará mais realista.
Importante: Apenas os módulos I-USB-V1 ou I-USB-V2 são compatíveis com esta opção.
Veja mais detalhes sobre este módulo, no link: http://novislot.ueuo.com/c-x-m.html.
Utilizando um módulo de comando para cada fenda, o piloto que ficar sem combustível, ficará parado |
® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.
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