Autorama Estrela: Ponte de alimentação

Veja como resolver os problemas de queda de tensão causados por mau contato na conexões da pista, principalmente nos circuitos mais longos, do Autorama Estrela ®.

O maior problema quando se monta uma pista longa é a queda de tensão causada principalmente pelas conexões das pistas, tendo como principal efeito colateral, fazer o carro andar bem devagar, principalmente no trecho mais distante do transformador da pista.

Veja mais detalhes técnicos no artigo: Queda de Tensão na Pista.

Uma forma de resolver o problema é fazer algumas pontes entre alguns segmentos da pista, de forma que caso alguma conexão não esteja 100%, a alimentação passa a ser provida pelo outro lado.

 Atenção:  Quando utilizar uma ponte de alimentação, as pistas com a ponte, obrigatoriamente devem ser montadas no mesmo sentido, ou seja, a Fenda 1 deve coincidir com a Fenda 1 da outra pista, conforme figura abaixo.

 Importante:  A não observação desta regra pode danificar o acelerador, ou o transformador, ou  mesmo a fiação da pista.

Observar com atenção a posição das fendas na montagem das pistas com ponte de alimentação

Existem varias formas de fazer este tipo de montagem, bem como o tipo de material utilizado.
No exemplo mostrado neste artigo, foi utilizado um cabo PP de 3 vias com fios de 1.5 mm para fazer a interligação entre as pistas.

Cabo PP com 3 vias
A bitola do fio deve ser a maior possível que se possa trabalhar
Observe que o fio de 1.5 mm é muito grosso para passar por baixo da pista, sem que seja feito um "calombo" na montagem da pista.
Para minimizar este problema, foi feita uma emenda com fios com as capas isolantes mais finas, de forma que fosse possível a sua montagem sem formar o "calombo" na pista.

Aspecto geral da montagem em um das pistas

Além disso, como mostra a foto a seguir, a emenda foi feita depois de alguns furos feitos no reforço da pista. Este artificio garante uma maior rigidez mecânica ao conjunto.

Detalhe da fixação dos fios

O conjunto deste artigo foi montado utilizando 2 segmentos de retas comuns, onde uma delas deve ser montada preferencialmente ao lado da reta dos controles.
A opção em não montar a ponte de alimentação a partir da reta dos controles deve-se apenas na facilidade em montar o conjunto.
As ligações entre as pistas, devem ser conforme a figura abaixo.

Ligações entre as pistas para montagem da ponte de alimentação

A fotografia a seguir mostra o resultado da montagem de dois conjuntos.

Podem ser montados vários conjuntos como este
Na foto abaixo, é mostrada outra sugestão de montagem, onde foram utilizadas duas retas, com a Ponte de Alimentação partindo da Reta de Ligação.
Neste projeto foram criados 2 conjuntos iguais, permitindo o seu uso com duas fontes de alimentação.

Veja o artigo: Como ligar dois transformadores, em uma pista.

Dois conjuntos com três pistas cada, totalizando seis pontos de alimentação
Observe também a sinalização das fendas para não errar na montagem
Aproveitando o assunto, vamos esclarecer um fato que muita gente acha que funciona, como solução para o carro que anda devagar em pistas longas, ou seja, o problema de queda de tensão.

A solução divulgada é a ligação da segunda Reta de Ligação com um outro transformador.

Forma errada para resolver problemas de queda de tensão em pistas longas

Existem vários detalhes técnicos para explicar as razões desta montagem não funcionar, porém uma delas é bem fácil de entender, e deve convence-lo.

O conhecimento básico de circuitos elétricos que todos pilotos devem ter, é saber que são necessários os polos positivo e negativo, de uma fonte de alimentação (transformador), ligados ao motor para ele funcionar.
Se "abrir" o circuito, cortando um dos fios, naturalmente o motor não vai funcionar.

Conhecendo como são as ligações da Reta de Ligação, fica fácil verificar no desenho abaixo que nesta montagem, o polo positivo da fonte, desenhado na cor azul, está ligado apenas aos conectores para os aceleradores, ou seja, o circuito elétrico deste segundo transformador está "aberto", nunca chegando ao motor.
Mesmo tendo o polo negativo ligado ao trilho "Comum" da pista, não tem nenhum efeito para resolver o problema.

Não há conexão do polo positivo na pista

Não deixe de ver a continuação deste artigo Clicando Aqui!


® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.

2 comentários:

  1. Eu tenho um autorama original dos anos 70 o transformador parece funcionar bem mas ele não meche os carros , eu já tentei com todos mas não vai e meu pai disse que se o transformador estiver tremendo e quente significa que ele está bom , mas eu já fiz todas as ligações diretas dele certas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema também pode estar no motor ou acelerador. O ideal é ter um multímetro para medir a tensão de saída do transformador.

      Excluir