O maior problema quando se monta uma pista longa é a queda de tensão causada principalmente pelas conexões das pistas, tendo como principal efeito colateral, fazer o carro andar bem devagar, principalmente no trecho mais distante do transformador da pista.
Veja mais detalhes técnicos no artigo: Queda de Tensão na Pista.
Uma forma de resolver o problema é fazer algumas pontes entre alguns segmentos da pista, de forma que caso alguma conexão não esteja 100%, a alimentação passa a ser provida pelo outro lado.
Atenção: Quando utilizar uma ponte de alimentação, as pistas com a ponte, obrigatoriamente devem ser montadas no mesmo sentido, ou seja, a Fenda 1 deve coincidir com a Fenda 1 da outra pista, conforme figura abaixo.
Importante: A não observação desta regra pode danificar o acelerador, ou o transformador, ou mesmo a fiação da pista.
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Observar com atenção a posição das fendas na montagem das pistas com ponte de alimentação |
Existem varias formas de fazer este tipo de montagem, bem como o tipo de material utilizado.
No exemplo mostrado neste artigo, foi utilizado um cabo PP de 3 vias com fios de 1.5 mm para fazer a interligação entre as pistas.
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Cabo PP com 3 vias A bitola do fio deve ser a maior possível que se possa trabalhar |
Para minimizar este problema, foi feita uma emenda com fios com as capas isolantes mais finas, de forma que fosse possível a sua montagem sem formar o "calombo" na pista.
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Aspecto geral da montagem em um das pistas |
Além disso, como mostra a foto a seguir, a emenda foi feita depois de alguns furos feitos no reforço da pista. Este artificio garante uma maior rigidez mecânica ao conjunto.
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Detalhe da fixação dos fios |
O conjunto deste artigo foi montado utilizando 2 segmentos de retas comuns, onde uma delas deve ser montada preferencialmente ao lado da reta dos controles.
A opção em não montar a ponte de alimentação a partir da reta dos controles deve-se apenas na facilidade em montar o conjunto.
As ligações entre as pistas, devem ser conforme a figura abaixo.
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Ligações entre as pistas para montagem da ponte de alimentação |
A fotografia a seguir mostra o resultado da montagem de dois conjuntos.
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Podem ser montados vários conjuntos como este |
Neste projeto foram criados 2 conjuntos iguais, permitindo o seu uso com duas fontes de alimentação.
Veja o artigo: Como ligar dois transformadores, em uma pista.
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Dois conjuntos com três pistas cada, totalizando seis pontos de alimentação Observe também a sinalização das fendas para não errar na montagem |
A solução divulgada é a ligação da segunda Reta de Ligação com um outro transformador.
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Forma errada para resolver problemas de queda de tensão em pistas longas |
Existem vários detalhes técnicos para explicar as razões desta montagem não funcionar, porém uma delas é bem fácil de entender, e deve convence-lo.
O conhecimento básico de circuitos elétricos que todos pilotos devem ter, é saber que são necessários os polos positivo e negativo, de uma fonte de alimentação (transformador), ligados ao motor para ele funcionar.
Se "abrir" o circuito, cortando um dos fios, naturalmente o motor não vai funcionar.
Conhecendo como são as ligações da Reta de Ligação, fica fácil verificar no desenho abaixo que nesta montagem, o polo positivo da fonte, desenhado na cor azul, está ligado apenas aos conectores para os aceleradores, ou seja, o circuito elétrico deste segundo transformador está "aberto", nunca chegando ao motor.
Mesmo tendo o polo negativo ligado ao trilho "Comum" da pista, não tem nenhum efeito para resolver o problema.
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Não há conexão do polo positivo na pista |
® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.
Eu tenho um autorama original dos anos 70 o transformador parece funcionar bem mas ele não meche os carros , eu já tentei com todos mas não vai e meu pai disse que se o transformador estiver tremendo e quente significa que ele está bom , mas eu já fiz todas as ligações diretas dele certas
ResponderExcluirO problema também pode estar no motor ou acelerador. O ideal é ter um multímetro para medir a tensão de saída do transformador.
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