Autorama Estrela: Ponte de alimentação II

Veja outras formas de fazer as ligações para resolver os problemas de queda de tensão causados por mau contato na conexões da pista, nos circuitos mais longos, do Autorama Estrela ®.

Este artigo é uma continuação do artigo Ponte de Alimentação, porém, mostrando outras opções de ligações e formas de ligações, portanto recomendo a leitura do artigo anterior primeiro.

Algumas dicas foram colhidas em relatos em alguns grupos de Autorama® e para não ficarem perdidas ou exclusivas, resolvi fazer um apanhado neste artigo, já que é um assunto recorrente nos grupos.

No artigo anterior, foi mostrado como fazer uma ponte, utilizando duas retas, onde uma delas deveria ser posicionada preferencialmente ao lado da reta de ligação da pista e a outra, mais ou menos no meio do circuito, garantido assim uma melhor distribuição da tensão em toda a pista.

Primeira opção de montagem da ponte de alimentação

Naturalmente, dependendo da necessidade, outros conjuntos de "pontes" podem ser montados e distribuídos ao longo da pista.

Algumas pessoas perguntaram se poderia fazer a "ponte" partindo diretamente da reta de ligação, e a resposta é sim.

Observe na figura abaixo, os três pontos de emendas dos fios da "ponte" nas ligações originais.

Segunda opção de montagem, saindo da reta de ligação

Outro fato recorrente é que muita gente tem dificuldade ou medo de derreter a pista para soldar os fios da ponte, e neste caso temos uma opção fazendo a ligação "por fora", porém utilizando mais duas retas de ligações.

Terceira opção utilizando outras retas de ligação

Nesta ligação, devemos ligar os primeiros pinos de cada conjunto (Acelerador 1 - Fonte - Acelerador 2), no mesmo pino da outra pista, ou fazendo uma contagem continua:
  • Pino 1 com pino 1.
  • Pino 4 com pino 4.
  • Pino 7 com pino 7.
O uso dos conhecidos pinos "bananas" coloridos, facilitam a sua montagem, evitando inverter a sua posição no pino da pista.

Pinos "bananas" de 4 mm

O uso desta montagem é similar ao da primeira opção, ou seja, uma das retas deve ser posicionada preferencialmente próxima a reta de ligação.

Posicionamento correto das pistas com a ponte de alimentação externa

 Atenção:  Vale ressaltar mais uma vez que ao utilizar uma ponte de alimentação, as pistas com a ponte, obrigatoriamente devem ser montadas no mesmo sentido, ou seja, a Fenda 1 deve coincidir com a Fenda 1 da outra pista e que a não observação desta regra pode danificar o acelerador, ou o transformador, ou  mesmo a fiação da pista.

Ainda para quem não quer arriscar fazer a solda dos fios na pista, uma dica passada nos grupos foi fazer a inserção de um grande pedaço do fio descascado, dentro dos trilhos.

O processo é bastante simples. Inicie desencapando cerca de 10 a 15 cm do fio.

Desencape cerca de 10 a 15 cm. do fio

Deixando-os "soltos", dobre o pedaço desencapado, ficando assim, cerca de 5 a 7,5 cm do cobre exposto.

Dobrando o fio desencapado

Dependendo do diâmetro do fio, com um pouco de jeito e paciência, introduza o fio até a parte desencapada ficar toda escondida dentro da pista.

Importante:   A bitola do fio utilizado neste exemplo foi de 1,5 mm e o diâmetro com a capa tem cerca de 2,7 mm é já entrou bastante justo dentro do trilho da pista. Portanto não adianta utilizar fios mais grossos que isso, entretanto, fios muito finos, inferiores a 1 mm podem ficar muito "soltos" dentro da pista, não cumprindo a sua função de conexão.

Finalização da passagem de 1 fio no trilho

Na figura acima, observe que existem dois pontos onde a capa do fio fica visível, permitindo assim, fazer a sua fixação com algum tipo de cola, preferencialmente alguma que seja fácil de remover para uma eventual manutenção.

Uma outra opção para aumentar a rigidez na fixação dos fios, é fazer um furo (na verdade são 3), na aba de reforço da pista, passando os fios por ali. Isto evita que eles soltem durante o seu manuseio e a opção de colar, acaba sendo opcional, já que mesmo puxado o fio, ele não consegue sair da posição inserida.

Opção de fixação do fio na pista

Lembando que devem ser utilizados 3 fios além de uma "ponte" interna, para os trilhos "comuns" da pista.

Montagem da "ponte" dos trilhos "comuns"

A montagem final de um conjunto deve ser igual ao diagrama da figura abaixo.

Diagrama de ligação do conjunto montado


® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.

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