Warmup no Race Coordinator

O Race Coordinator permite configurar um tempo para realização de um Warmup, ou seja um treino rápido, antes da largada de uma etapa da corrida.

Warmup serve para o piloto que acabou de colocar o carro na pista, fazer um teste rápido para ter certeza que o carro está funcionando, e em alguns casos, se o acelerador está ligado de forma correta.

As informações e figuras deste artigo, foram baseadas na versão v1.13.0.0 do Race Coordinator, que podem ser diferentes em outras versões.


Local de configuração do tempo de Warmup

Geralmente a necessidade de realizar um Warmup são em corridas com varias etapas, onde os pilotos estão sempre trocando de fendas e um teste rápido antes da largada, pode evitar a paralisação da corrida por algum problema técnico, geralmente causado pela colocação do acelerador na posição errada.

Se houver um módulo de comando instalado na pista, como o C-R-M da NoviSlot, durante o Warmup a pista é energizada mas não são registradas voltas.
Após o fim do tempo de Warmup, a pista é desligada, e os pilotos devem reposicionar os carros para a largada.

Módulo C-R-M
Módulo C-R-M para ligar / desligar a pista automaticamente

A configuração do tempo de Warmup está dentro do grupo de configurações de tempos (Heat Auto Start Info), que define o tempo de avanço automático das etapas de uma corrida. Observe que existem dois campos para inserir o tempo de Warmup, que podem ser utilizados juntos ou apenas um deles. A melhor opção deve ser definida de acordo com a dinâmica do grupo de pilotos, durante as corridas.

 Importante:  O valor definido para o Warmup sempre deve ser inferior ao valor definido no campo de avanço automático anterior.

Os tempos de Warmup devem ser menores que os tempos de avanço automático

O campo Auto Advance Time define o tempo em segundos, em que a janela com a última etapa da corrida fica disponível na tela do computador, para analise dos participantes ou inclusão dos segmentos ("barras") dos pilotos. Veja mais sobre este assunto no artigo: "Barras" no Race Coordinator.

Após este tempo, a tela é atualizada automaticamente com a posição dos pilotos para a nova etapa da corrida.

Final da primeira etapa de uma corrida (Heat 1). Após o tempo de Auto Advance Time...

... a tela é atualiza com a posição dos pilotos para a próxima etapa (Heat 2)

 Dica:  Configurando o campo Auto Advance Time como "0" (zero), o avanço passa a ser manual, através do teclado (barra de espaço) ou com a utilização do Call Button.

A configuração do tempo de Warmup em Auto Advace Warmup pode ser interessante para o piloto "trazer" o carro de volta, para frente dele. Veja o exemplo a seguir.

Definindo o tempo de Auto Advance Time para 60 e Auto Advance Warmup para 10, após o fim da etapa de uma corrida, a tela com o resultado da corrida fica disponível por 60 segundos e nos 10 segundos finais, a pista é energizada, permitindo assim que o piloto possa trazer o seu carro de volta.

 Dica:  Pressionando a barra de espaço ou o Call Button, o tempo em que a tela fica com as informações da corrida é ignorado, bem como o tempo de Warmup, ou seja, a tela fica indefinidamente mostrando o resultado da corrida e não é realizado este Warmup. Deve-se pressionar a barra de espaço ou o Call Button para continuar com as outras etapas da corrida.

Importante:  Uma vez que tenha sido configurado o tempo de Warmup, o mesmo é valido para todas as etapas de uma corrida.

Tempo de Warmup para "recolher" o carro

O próximo item a ser explorado é o tempo para iniciar a corrida, em Auto Start Time, que tem como valor padrão, 600 segundos (10 minutos).

Configurando o valor de Auto Start Warmup para 60, Assim que iniciar a contagem regressiva para o inicio da corrida, os primeiros 60 segundos tem a pista energizada, permitindo assim que o piloto acerte a sua posição na pista, testando o acelerador e o carro, dando algumas poucas voltas na pista.

Tempo de Warmup para "testes" dos carros

Após o tempo de Warmup, a pista é desligada e os pilotos devem reposicionar os seus carros para aguardar o inicio a corrida.

 Atenção:  Na época em que este artigo foi escrito (Agosto de 2020), o Race Coordinator se encontrava na versão v1.13.0.0 e há um bug no programa. Pressionando a barra de espaço ou o Call Button, enquanto ainda estiver dentro do tempo de Warmup, a pista continua energizada até que seja dado um novo comando para iniciar a contagem regressiva de largada (Semáforo de largada). A versão "beta" v1.13.0.16, disponível no site do desenvolvedor, corrigiu este problema.

Dica:  Após o tempo de Warmup (pista desligada), pressionando a barra de espaço ou o Call Button, o restante do tempo é ignorado e pode ser iniciada a corrida, pressionando novamente a barra de espaço ou o Call Button.

 Importante:  Uma vez que tenha sido configurado o tempo de Warmup, o mesmo é valido para todas as etapas de uma corrida.


 Dica 1:  Sugestão para configuração e utilização

A configuração ideal vai depender da dinâmica de cada grupo em realizar as corridas.

Sugestão para configuração dos campos em Heat Auto Start Info

Mas como sugestão, os campos Auto Advance Time e Auto Advance Warmup podem ser definidos como "0" (zero) permitindo desta forma, que ao final de cada etapa da corrida, os pilotos vejam a sua atuação e o diretor de prova, no tempo necessário, avançar manualmente para a próxima etapa deste processo automatizado, que seria o tempo para iniciar a corrida e o Warmup.

O valor em Auto Start Time pode ser "grande", já que podemos, se necessário, "adianta-lo". O tempo de Auto Start Warmup vai variar de acordo com a dinâmica do grupo de pilotos, mas algo entre 30 e 60 segundos deve atender bem na maioria dos casos.

Lembre-se que o Warmup é apenas para teste do carro e não para o piloto "treinar" para a corrida.

 Dica 2:  Avisos personalizados

Podem ser criados avisos de inicio e fim do Warmup.

Dica:  O processo para baixar e utilizar o arquivo personalizado de vozes é similar ao descrito no artigo: Falas em português, no Race Coordinator, e o arquivo que deve ser baixado é o: Warmup_BR V.x.x.zip, onde o "V.x.x" indica a versão do arquivo. Utilize a mais recente.

Após baixar e descompactar os arquivos na pasta correta, devem ser criados 2 novos "avisos" para inicio da corrida. Estes avisos irão "falar" quando o Warmup iniciar e terminar.

Configuração do aviso de inicio do Warmup

 Passo 1: 

Clique duas vezes no campo Auto Start Callout e em seguida localize e selecione o arquivo warmup_inicio.wav. O arquivo será "reproduzido".

 Passo 2: 

Em seguida, no campo Callout Time, defina o valor 1 segundo menor do valor definido no campo Auto Start time. Isto garante que o arquivo com a mensagem de inicio do Warmup, será "reproduzido" 1 segundo depois da janela com a nova etapa dos pilotos na corrida, aparecer e a pista ser energizada para o Warmup.

 Passo 3: 

Clique no botão Add para adicionar o novo aviso e repita o processo, porém selecionando o arquivo warmup_fim.wav e definindo o valor de Callout Time para ser sincronizado com o tempo definido para o Warmup.

Neste exemplo, o tempo de Warmup foi de 60 segundos e o tempo para iniciar a corrida foi de 600 segundos. Desta forma, após 60 segundos de Warmup, deve ser reproduzido o aviso de fim do Warmup, que neste caso seria aos 540 segundos (600 - 60 = 540).

Configuração do aviso de fim do Warmup

 Passo 4: 

Clique no botão Add para incluir o novo aviso e em seguida no botão Update, para salvar as modificações.

 Dica:  Opcionalmente pode ser incluído o arquivo warmup_10.wav que avisa o fim do Warmup em 10 segundos. Para o mesmo exemplo acima, o valor a ser definido para o Callout Time será de 550 segundos.

 Dica 3:  Warmup manual


 Atenção!  Na época em que este artigo foi escrito (Agosto de 2020), o Race Coordinator se encontrava na versão v1.13.0.0 e esta opção não estava funcionando, porém a versão "beta" v1.13.0.16, disponível no site do desenvolvedor, corrigiu este problema.

Também é possível ligar ou desligar a pista manualmente, simulando um Warmup manual, através do menu Track Power, na janela de corrida.

Opção (não funcional) do Warmup manual
 Dica:  Podem ser utilizados os atalhos no teclado <CTRL-0> (Teclas Control e Zero) para ligar a pista e <ALT-0> (Teclas ALT e Zero) para desligar.

 Importante:  Apenas a opção para ligar/desligar todas as pistas (Master Power ON ou OFF) funciona com o módulo de comando C-R-M.


® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário