Pistas Positivas & Negativas

Artigo explicando o que são os padrões de pista POSITIVO e NEGATIVO, utilizando principalmente nas pistas profissionais tipo Autorama ®.

Pelo menos aqui no Rio de Janeiro, o padrão NEGATIVO para as pistas profissionais sempre predominou porém nos últimos tempos, tem-se migrado para o padrão internacional POSITIVO, possivelmente pelo fato de haver maior disponibilidade de aceleradores eletrônicos neste formato.

Conhecer o padrão da pista onde o acelerador será utilizado é importante principalmente para quem tem aceleradores eletrônicos, pois a conexão errada poderá causar mau funcionamento ou até mesmo a sua queima.

Positivo X Negativo

Basicamente a diferença entre um padrão e outro, é a definição de qual o polo da fonte de alimentação da pista, faz a variação da tensão para o motor no carro.
Desta forma, no padrão POSITIVO, quem varia a tensão é o polo positivo da fonte ou bateria, enquanto que no padrão NEGATIVO, quem faz a variação é o polo negativo.


Diagrama simplificado dos padrões POSITIVO e NEGATIVO

Atualmente não existe mais vantagem em utilizar um padrão ou outro, mas no passado recente, quando surgiram os primeiros aceleradores eletrônicos de verdade, que utilizam a técnica de PWM e MOSFETs, substituindo os transistores bipolares, havia uma pequena facilidade e vantagem em utilizar o padrão NEGATIVO nos projetos.

Outra possível razão em querer utilizar o padrão NEGATIVO nas pistas, seria a padronização das cores dos terminas dos aceleradores, onde no padrão POSITIVO utiliza-se a cor vermelha que é ligado no polo negativo da fonte, o que é bem estranho para quem trabalha na área técnica (eletro-eletrônica).


Diagrama simplificado da ligação da fonte aos terminais dos controles na pista

Falta de Padronização

Além do padrão POSITIVO e NEGATIVO, como não existe uma regra oficial na utilização das cores dos terminais e fios, existe realmente uma salada de opções, onde cada fabricante pode fazer do seu jeito, gerando ainda mais confusão para quem não é da área técnica.

As figuras a seguir mostram os principais tipos de ligações e cores que podem ser encontrados na maioria das pistas aqui no Brasil, sendo atualmente o padrão POSITIVO Internacional o preferencial.


Diagrama simplificado dos principais padrões de ligações e cores 

Um pouco de Teoria... da conspiração

 Importante:  O texto a seguir é apenas o pensamento do autor e não necessariamente um fato verdadeiro.

Uma coisa que sempre me incomodou, foi a escolha das cores dos terminais, utilizadas nas pistas, para os controles, principalmente o vermelho ser conectado ao polo negativo da fonte de alimentação.

Quem é da área técnica (eletro-eletrônica) aprende desde cedo que a cor vermelha sinaliza o polo positivo (+) e a cor preta, o polo negativo (-).

Mas, depois de pensar um pouco, acredito ter descoberto a razão disso.

A primeira pista

Há muito tempo atrás, alguém imaginou uma pista elétrica onde os carrinhos corriam em uma fenda (slot), sem controle nenhum.
Nesta ligação inicial, utilizou-se o padrão convencional para:
  •  Vermelho  = Positivo da fonte.
  •  Preto  = Negativo da fonte.
Pista sem controle de velocidade

Conforme a brincadeira foi evoluindo, alguém sugeriu incluir um reostato para fazer o controle de velocidade para cada carro, permitindo assim pistas com traçados mais difíceis.
Desta forma foi necessário a inclusão de dois terminais para o controle de velocidade, que neste caso, ainda não fazia diferença a posição dos fios do controle.


utilizando um controle de velocidade

Mais tarde, alguém teve a ideia de incluir um freio dinâmico no carro, porém seria necessário um terceiro fio no controle.
Assim, surgiu o circuito abaixo, mantendo as cores vermelho (+) e preto (-) para designar a polaridade nos contatos das pista (tapes) e optou-se pela cor branca, para o polo negativo da fonte, ficando desta forma:
  •  Vermelho  = Tape positivo e positivo da fonte (comum da pista).
  •  Preto  = Tape negativo.
  •  Branco  = Negativo da fonte.


Incluindo um freio dinâmico no controle de velocidade

Provavelmente um novo projeto e traçado de pista foi feito e esta configuração de cores e ligações foi copiado, porém...
Percebeu-se que nesta nova pista, seria muito mais interessante se os carros corressem no sentido oposto e a forma mais simples de fazer isto foi inverter a polaridade da fonte de alimentação.


Após a inversão dos fios na fonte, temos o que hoje conhecemos como Padrão POSITIVO

Observando o desenho acima, vê-se claramente o "Padrão POSITIVO" que provavelmente foi copiado para as demais pistas criadas, sem a preocupação de "concertar" a padronização das cores.

Desta forma o que virou padrão foram as cores:
  •  Vermelho  = Tape negativo e negativo da fonte (Comum da pista).
  •  Preto  = Tape positivo (Ativo da pista).
  •  Branco  = Positivo da fonte.


® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.

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