Este artigo mostra de forma didática o funcionamento dos sensores do tipo Tape Interrompido.
O sensor do tipo Tape Interrompido ou Dead Strip, como é conhecido lá fora, é uma forma muito simples da fazer a detecção de voltas dos carros em uma pista tipo Autorama®.
Algumas de suas características são a sua simplicidade de montagem e confiabilidade, comprovado no seu uso, nas diversas pistas profissionais espalhadas em todo o mundo.Sensor Tape Interrompido Tradicional. |
As ligações na cor verde são as pontes interligando os trilhos (tapes) da pista, deixando a parte central, isolada, onde de fato é o sensor.
Basicamente o sensor consiste em um trecho isolado eletricamente na pista e para entender o seu funcionamento, podemos compara-lo como se fosse um interruptor do tipo liga-desliga em um circuito elétrico de uma lampada.
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Conforme a figura a seguir, enquanto o sensor estiver “livre” ou seja, sem nenhum carro sobre ele, podemos considerar que o circuito elétrico da lampada está "aberto", como se um interruptor estivesse “desligado”, mantendo a lâmpada apagada.
No momento que o carro passar sobre o sensor, o motor do carro passa a fazer parte do circuito elétrico da lampada, comportando-se neste caso apenas como um pedaço de fio, fechando assim o circuito elétrico como um interruptor e acendendo a lâmpada.
Uma vez detectado um carro sobre o sensor, o módulo S-DS-V1 envia um sinal digital para o módulo de interface, como por exemplo, o módulo I-USB-V1, que por sua vez informa ao programa instalado em um computador que houve a detecção de uma nova volta.
- Veja mais detalhes sobre o módulo S-DS-V1 no LINK: http://novislot.ueuo.com/s-ds-v1.html
- Veja mais detalhes sobre o módulo I-USB-V1 no LINK: http://novislot.ueuo.com/i-usb-v1.html
Diagrama de instalação tipica de um conjunto para uma pista com 4 fendas |
- Veja mais detalhes de como fazer, no artigo: Sensor de voltas do tipo Tape Interrompido
Sensor Tape Interrompido Simplificado |
Observe no diagrama abaixo, agora utilizando o módulo I-USB-V2, que é uma versão mais simples do módulo I-USB-V1, e indicado para pistas desmontáveis, o detalhe das ligações e a não necessidade em utilizar uma fonte auxiliar para alimentar o módulo S-DS-V1.
Neste caso a alimentação deve ser a mesma utilizada na pista.
- Veja mais detalhes sobre o módulo I-USB-V2 no LINK: http://novislot.ueuo.com/i-usb-v2.html
Diagrama de instalação tipica do módulo I-USB-V2 em uma pista de 4 fendas |
Os sensores do tipo Tape interrompido, sejam do tipo Tradicional ou Simplificado, tem como característica ser um pequeno trecho da pista sem energia, e desta forma se um carro parar sobre este trecho, só sairá do lugar "empurrando''.
Uma forma de evitar esta característica indesejável em alguns casos, é utilizar o módulo SAP (Sistema Anti Parada), que além de fazer a detecção da volta, evita que o carro fique parado sobre o sensor, fazendo a alimentação deste trecho isolado da pista, enquanto for detectado um carro sobre ele.
- Veja mais detalhes sobre o módulo SAP-U-V1 no LINK: http://novislot.ueuo.com/sap-u-v1.html
Diagrama de instalação do módulo SAP-U-V1 para uma pista de 2 fendas. |
Aplicável em qualquer pista, correto?
ResponderExcluirO funcionamento do Tape Interrompido tradicional ou simplificado, sim, aplica-se a qualquer tipo de pista (madeira ou plástico). O Módulo SAP deve ser utilizado apenas com a configuração do Tape Interrompido simplificado.
ExcluirEu posso usar o SAP em uma pista que já tenha o USB-V1. ? Eu gostaria de adicionar medição por setor na pista conectado a um Arduino .
ResponderExcluirSeria o módulo I-USB-V1? Caso sim, é possível.
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