Importante: Informações e figuras baseada na versão v1.13.0.0. Estes itens e procedimentos podem ser diferentes em outras versões
Torre com indicação de combustível, em um sistema SCX digital |
Dependendo da estratégia utilizada, seu objetivo é fazer com que o piloto seja obrigado a fazer um ou mais Pit Stop durante uma etapa ou na corrida, para simular um reabastecimento..
Janela da corrida com a opção de uso de combustível |
Veja mais detalhes da dinâmica da corrida, no artigo: Reabastecimento no Race Coordinator.
Importante: Quando é assinalada a opção Use Fuel, o programa utiliza um conjunto de arquivos diferentes (arquivos XAML) para mostrar a tela da corrida, com a nova coluna Fuel. Caso tenha uma tela de corrida personalizada, certifique-se que também tenha os arquivos equivalentes com esta nova coluna.
Veja mais detalhes no artigo: Editor de telas de corrida do Race Coordinator.
Conforme a figura abaixo, assinalando apenas a opção Use Fuel, já é possível utilizar os recursos de uso de combustível.
Importante: Pode ser necessário também configurar os sensores da pista, seguindo os procedimentos descritos no artigo: Reabastecimento no Race Coordinator.
Janela de configuração de uma corrida para uso de combustível |
Heat Reset
Com a opção Heat Reset assinalada, na próxima etapa (Heat - Troca de fenda) da corrida, o piloto recomeça com o nível de combustível definido no campo Start Level (parte inferior da janela de configuração). Se esta opção não estiver assinalada, o piloto vai recomeçar com a quantidade de combustível que terminou a etapa anterior.Opção para ter o "tanque cheio" a cada etapa da corrida |
End Heat
Se ela não estiver assinalada, o piloto ficando sem combustível não marca mais voltas, porém é permitido que ele faça o reabastecimento.
Opção para reabastecer, ou não, após ficar sem combustível |
Importante: Existe também a possibilidade de desligar a pista do piloto que ficar sem combustível, mas para isto é necessário ter um módulo de comando para cada fenda da pista.
Capacity
Capacidade máxima de combustível no tanque.Unidades de combustível máxima no tanque |
Usage Type
Define a curva de tendência do consumo de combustível. São três opções, Linear, Quadrática e Cúbica e selecionando cada uma delas, a curva do gráfico irá mudar.Ficará mais fácil compreender sua utilização quando for explicado, mais adiante, como interpretar os gráficos.
Curvas de consumo |
Reference Lap Time
Tempo em segundos de uma volta, para utilizar o máximo de combustível, definido no campo Usage Per Reference Time.Tempo da volta |
Usage Per Reference Time
Este dois últimos itens trabalham em conjunto. Dependendo do tempo da volta, o programa vai calcular o gasto de combustível.
Consumo do combustível |
Start Fuel
Unidades de combustível que cada piloto irá iniciar a corrida ou em cada etapa, se a opção Heat Reset estiver assinalada.Unidades de combustível a cada etapa |
Refuel Rate
Unidades de combustível a serem acrescentadas a cada segundo parado no Pit Lane.Unidades de combustível por segundo, durante o reabastecimento |
Pit Delay
Tempo, em segundos, para iniciar o reabastecimento, após a parada do carro no Pit Lane.Atraso para começar o reabastecimento |
Dica: Os dois últimos campos, podem fazer a diferença na estratégia da corrida. Se o reabastecimento for muito rápido, o piloto poderá gastar mais combustível em voltas rápidas, pois o tempo de reabastecimento "rápido" poderá compensar o maior consumo de combustível, porém, se o reabastecimento for "lento", ele deverá calcular se vale a pena ou não economizar, fazendo menos paradas para reabastecimento.
A configuração de equilíbrio ideal é conseguida após algumas corridas de testes e acertos.
Entendendo os gráficos
A frequência com que um piloto terá que fazer um reabastecimento, é determinada pela combinação da capacidade do tanque (Capacity) X Consumo por Tempo (Usage Per Reference Time).Os pilotos com tempos de voltas mais rápidos irão consumir mais combustível do que os pilotos com tempos de voltas, mais lentos.
Usando como referência os valores:
- 200 = Capacidade do tanque (200 unidades de combustível).
- Linear = Tipo de curva de consumo.
- 6.95 = Média de tempo em segundos, para uma volta.
- 20 = Unidades de combustível gastas para uma volta com o tempo de 6.95 segundos.
Quantidade de combustível utilizado, de acordo com o tempo de volta |
O segundo gráfico mostra aproximadamente quanto tempo vai levar para o piloto ficar sem combustível.
Neste exemplo, mantendo um ritmo constante de corrida, com o tempo da volta perto dos 6.95 segundos, o piloto ficará sem combustível perto dos 75 segundos (em azul).
Utilizando a informação destes dois gráficos, é possível ajustar a frequência com que os pilotos terão que fazer o(s) reabastecimento(s) e assim, cada piloto pode determinar a melhor estratégia de corrida, ou seja, fazendo voltas rápidas gastando mais combustível ou mais lentas, economizando combustível.
Por exemplo, em uma corrida com duração de 3 minutos (180 segundos) por etapa, cada piloto teria que fazer pelo menos 2 paradas para reabastecimento.
Estimativa de tempo para que um piloto fique sem combustível, de acordo com o tempo de volta |
Salvar as modificações
Para que as modificações sejam salvas, antes de sair da janela de configurações, deve-se sempre clicar no botão Update.O botão Update salva as modificações realizadas |
Caso você saia da janela de configurações sem clicar no botão Update, uma pequena janela de alerta será mostrada.
Alerta para salvar as modificações |
Para sair sem salvar as modificações, clique em Sim (Yes).
Para voltar na janela de configurações e salvar utilizando o botão Update, clique em Não (No).
Navegação:
Utilize o menu de navegação, abaixo, para ver os demais itens de configuração.Voltar ao inicio
Main
Heats
Scoring
Points
Season
Analog Fuel
Crash n Learn
UI
Groups
Images
Audio
® Autorama é marca registrada de Brinquedos Estrela S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário