Configurações da corrida: Guia Analog Fuel

A configuração para uso de combustível virtual, em uma pista analógica (Analog Fuel) é uma opção para simular este tipo de estratégia, disponiveis em alguns sistemas digitais.

 Importante:  Informações e figuras baseada na versão v1.13.0.0. Estes itens e procedimentos podem ser diferentes em outras versões

Torre com indicação de combustível, em um sistema SCX digital
Torre com indicação de combustível, em um sistema SCX digital

Esta configuração tem como objetivo dar um pouco mais de estratégia nas corridas, ao invés de só "apertar o gatilho".

Dependendo da estratégia utilizada, seu objetivo é fazer com que o piloto seja obrigado a fazer um ou mais Pit Stop durante uma etapa ou na corrida, para simular um reabastecimento..

Janela da corrida com a opção de uso de combustível
Janela da corrida com a opção de uso de combustível

Veja mais detalhes da dinâmica da corrida, no artigo: Reabastecimento no Race Coordinator.

 Importante:  Quando é assinalada a opção Use Fuel, o programa utiliza um conjunto de arquivos diferentes (arquivos XAML) para mostrar a tela da corrida, com a nova coluna Fuel. Caso tenha uma tela de corrida personalizada, certifique-se que também tenha os arquivos equivalentes com esta nova coluna.
Veja mais detalhes no artigo: Editor de telas de corrida do Race Coordinator.

Conforme a figura abaixo, assinalando apenas a opção Use Fuel, já é possível utilizar os recursos de uso de combustível.

 Importante:   Pode ser necessário também configurar os sensores da pista, seguindo os procedimentos descritos no artigo: Reabastecimento no Race Coordinator.

Janela de configuração de uma corrida para uso de combustível.
Janela de configuração de uma corrida para uso de combustível

Heat Reset

Com a opção Heat Reset assinalada, na próxima etapa (Heat - Troca de fenda) da corrida, o piloto recomeça com o nível de combustível definido no campo Start Level (parte inferior da janela de configuração). Se esta opção não estiver assinalada, o piloto vai recomeçar com a quantidade de combustível que terminou a etapa anterior.

Opção para ter o "tanque cheio" a cada etapa da corrida
Opção para ter o "tanque cheio" a cada etapa da corrida

End Heat

Com esta opção assinalada, se o piloto ficar sem combustível, ele não marcará mais voltas e também não poderá tentar reabastecer. A corrida, ou etapa da corrida finaliza para ele.
Se ela não estiver assinalada, o piloto ficando sem combustível não marca mais voltas, porém é permitido que ele faça o reabastecimento.

Opção para reabastecer, ou não, após ficar sem combustível
Opção para reabastecer, ou não, após ficar sem combustível

 Importante:  Existe também a possibilidade de desligar a pista do piloto que ficar sem combustível, mas para isto é necessário ter um módulo de comando para cada fenda da pista.

Capacity

Capacidade máxima de combustível no tanque.

Unidades de combustível máxima no tanque
Unidades de combustível máxima no tanque

Usage Type

Define a curva de tendência do consumo de combustível. São três opções, Linear, Quadrática e Cúbica e selecionando cada uma delas, a curva do gráfico irá mudar.

Ficará mais fácil compreender sua utilização quando for explicado, mais adiante, como interpretar os gráficos.

Curvas de consumo
Curvas de consumo

Reference Lap Time

Tempo em segundos de uma volta, para utilizar o máximo de combustível, definido no campo Usage Per Reference Time.

Tempo da volta
Tempo da volta


Usage Per Reference Time

Unidades de combustível utilizado em uma volta com o mesmo tempo definido no campo Reference Lap Time.
Este dois últimos itens trabalham em conjunto. Dependendo do tempo da volta, o programa vai calcular o gasto de combustível.

Consumo do combustível
Consumo do combustível

Start Fuel

Unidades de combustível que cada piloto irá iniciar a corrida ou em cada etapa, se a opção Heat Reset estiver assinalada.

Unidades de combustível a cada etapa
Unidades de combustível a cada etapa

Refuel Rate

Unidades de combustível a serem acrescentadas a cada segundo parado no Pit Lane.

Unidades de combustível por segundo, durante o reabastecimento
Unidades de combustível por segundo, durante o reabastecimento

Pit Delay

Tempo, em segundos, para iniciar o reabastecimento, após a parada do carro no Pit Lane.

Atraso para começar o reabastecimento
Atraso para começar o reabastecimento

 Dica:  Os dois últimos campos, podem fazer a diferença na estratégia da corrida. Se o reabastecimento for muito rápido, o piloto poderá gastar mais combustível em voltas rápidas, pois o tempo de reabastecimento "rápido" poderá compensar o maior consumo de combustível, porém, se o reabastecimento for "lento", ele deverá calcular se vale a pena ou não economizar, fazendo menos paradas para reabastecimento.
A configuração de equilíbrio ideal é conseguida após algumas corridas de testes e acertos.

Entendendo os gráficos

A frequência com que um piloto terá que fazer um reabastecimento, é determinada pela combinação da capacidade do tanque (Capacity) X Consumo por Tempo (Usage Per Reference Time).

Os pilotos com tempos de voltas mais rápidos irão consumir mais combustível do que os pilotos com tempos de voltas, mais lentos.

Usando como referência os valores:
  • 200 = Capacidade do tanque (200 unidades de combustível).
  • Linear = Tipo de curva de consumo.
  • 6.95 = Média de tempo em segundos, para uma volta.
  • 20 = Unidades de combustível gastas para uma volta com o tempo de 6.95 segundos.
Com estes valores, o primeiro gráfico mostra, que um piloto fazendo uma volta perto dos 4 segundos, que seria uma volta muito rápida, utilizará cerca de 35 unidades de combustível (em vermelho), enquanto que se fizer a volta perto dos 6.95 segundos, que é o tempo médio normal, utilizará 20 unidades (em verde).

Quantidade de combustível utilizado, de acordo com o tempo de volta
Quantidade de combustível utilizado, de acordo com o tempo de volta

O segundo gráfico mostra aproximadamente quanto tempo vai levar para o piloto ficar sem combustível.
Neste exemplo, mantendo um ritmo constante de corrida, com o tempo da volta perto dos 6.95 segundos, o piloto ficará sem combustível perto dos 75 segundos (em azul).

Utilizando a informação destes dois gráficos, é possível ajustar a frequência com que os pilotos terão que fazer o(s) reabastecimento(s) e assim, cada piloto pode determinar a melhor estratégia de corrida, ou seja, fazendo voltas rápidas gastando mais combustível ou mais lentas, economizando combustível.

Por exemplo, em uma corrida com duração de 3 minutos (180 segundos)  por etapa, cada piloto teria que fazer pelo menos 2 paradas para reabastecimento.

Estimativa de tempo para que um piloto fique sem combustível, de acordo com o tempo de volta
Estimativa de tempo para que um piloto fique sem combustível, de acordo com o tempo de volta


Salvar as modificações

Para que as modificações sejam salvas, antes de sair da janela de configurações, deve-se sempre clicar no botão Update.

O botão Update salva as modificações realizadas

Caso você saia da janela de configurações sem clicar no botão Update, uma pequena janela de alerta será mostrada.

Alerta para salvar as modificações
Alerta para salvar as modificações

Para sair sem salvar as modificações, clique em Sim (Yes).
Para voltar na janela de configurações e salvar utilizando o botão Update, clique em Não (No).


Navegação:

Utilize o menu de navegação, abaixo, para ver os demais itens de configuração.

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