Polaridade da Pista

Este artigo descreve uma forma prática para identificação do ponto elétrico "Ativo" da pista, necessário para a correta instalação dos relês de controle e alguns tipos de sensores de voltas, além de, identificar se a pista é do tipo "Positiva" ou "Negativa", essencial para o uso de aceleradores eletrônicos.

Nas pistas de automodelismos, temos os polos positivo e negativo vindos de uma fonte de alimentação, mas conhecer quem é quem em cada fenda não é o suficiente para afirmar se a pista é do tipo "Positiva" ou "Negativa" e tão pouco para a correta instalação de um relê de controle, para ligar ou desligar a pista através de um programa de computador ou outro controlador.
Precisamos identificar como é feita a ligação elétrica da pista e assim no caso da instalação de um relê ou montagem do sensor de voltas, mostrado Neste Outro Artigo, precisamos identificar quem são os pontos "Ativos" e "Comuns" da pista.

Por definição, o ponto ou "Tape Ativo" da pista será sempre aquele que está ligado em série com o acelerador até a pista.
Veja o desenho a seguir para melhor um entendimento.

Identificação dos "Tapes" "Ativos e Comum" em uma pista de 2 fendas.
Observe que um dos polos da fonte de alimentação, ainda sem identificação quem é positivo ou negativo, está ligado em série com os aceleradores e estes ligados a um dos "Tapes" da pista. Este é o "Tape Ativo" da fenda. Cada fenda sempre terá um "Tape Ativo".
O outro "Tape", por definição, é identificado como "Comum" da pista, e será sempre o "Tape" que não sofre alteração elétrica dos controles. O "Tape Comum" sempre será ligado direto na fonte de alimentação e como o nome diz, deve ser comum a todas as fendas.

Se sua pista foi modificada para que tenha uma fonte para cada fenda, é possível que não tenha esta ligação entre as fendas. Veja mais detalhes adiante. 

Qual a importância em identificar o "Ativo" da pista?
Principalmente para as corretas ligações dos contatos do(s) relê(s) de controle e em alguns tipos de sensores para contagem de voltas.
O processo para montagem do sensor do tipo "Tape Interrompido" (Dead Strip), que pode ser visto Aqui, necessita como referencia o "Comum" da pista para seu correto funcionamento.
No caso dos relês, a ligação correta dos contatos do relê, deve ser antes da entrada para o acelerador, ou seja, interromper a alimentação que vai para o mesmo.

Importante: Os pinos 85 e 86 devem estar ligados há um equipamento de comando da pista.

Detalhes dos locais corretos para instalação do relê e "Tapes Interrompidos" para os sensores de voltas.

Em alguns aceleradores eletrônicos, a colocação do relê em outro ponto do circuito, apesar de funcionar, pode ocasionar a sua queima no momento do desligamento.

Sobre o relê
Neste artigo, mencionaremos o uso de um relê de controle na pista. Para simplificar o entendimento de seu funcionamento, basta imaginar que um relê nada mais é que um interruptor acionado por uma tensão elétrica.
Normalmente utilizamos um relê do tipo automotivo em razão de ser facilmente encontrado no comercio de auto-peças, aliado ao baixo custo e alta corrente nos contatos.
Relê do tipo automotivo.
Este tipo de relê utiliza uma numeração padrão;
  • Pinos 85 e 86: Alimentação do relê.
  • Pino 30: Terminal correspondente ao contato "comum" (C) .
  • Pino 87: Terminal corresponde ao contato "normalmente aberto" (NA).
  • Pino 87a: Opcional em alguns modelos, este terminal corresponde ao contato "normalmente fechado" (NF).
Importante: Nos desenhos a seguir utilizaremos apenas os pinos 30 e 87, que são referentes ao "interruptor". Os pinos 85 e 86 não estão ligados nos desenhos, mas devem ser considerados como ligados há um circuito de comando da pista.

Como identificar o "Ativo" e o "Comum" da pista?
Não existe uma forma para identificar estes pontos conhecendo apenas a polaridade da fonte de alimentação, pois como mencionado anteriormente, o "Ativo" pode ser o polo positivo ou negativo, mas podemos descobrir quem é quem realizando alguns procedimentos, como por exemplo:

Utilizando um LED
Para realizar a identificação utilizando um LED, precisamos montar nosso equipamento de teste. Será necessário um LED qualquer, um resistor, duas garras jacarés e 2 pedaços de fios,
A montagem pronta pode ser vista na ilustração abaixo. O importante é ligar o fio referente ao negativo (preto) no lado chanfrado do LED (ou terminal mais curto) e o outro fio, que será o positivo (vermelho), terá conectado em série um resistor, que pode ter seu valor entre 470 ohms a 1000 ohms.

Detector de polaridade utilizando um LED.
Passo 1
Identificar quem são os "Tapes" positivo e negativo da fenda.
Utilizando apenas a pista dos controles, coloque as garras nas extremidades de uma das fendas, e com a fonte ligada utilizando apenas um acelerador verifique se o LED acende ao acelerar.
Se não acender, inverta a posição das garras ou verifique se o acelerador está na fenda correta.
Acendendo, já identificamos quem é o positivo e o negativo de cada "Tape" da fenda.
As demais fendas, por definição tem que ser iguais. No nosso exemplo "Animado" abaixo os "Tapes" superiores são "Negativos" e os inferiores "Positivos".

Atenção: As conexões da fonte e controle podem ser diferentes na sua pista!

Animação do processo para identificar o "Tape" positivo e negativo.
Passo 2
Identificar o "Comum" da pista.
Neste processo, o "Comum" é mais fácil de identificar. Portanto identificando o "Comum", o "Ativo" por eliminação será o outro "Tape".
Coloque apenas uma das garra jacaré no referente ao mesmo "Tape" na outra fenda, e verifique se o LED acende ao acelerar.

Atenção: As conexões das fontes e controles podem ser diferentes na sua pista!

Primeira tentativa, sem sucesso...
Se não acendeu, volte esta garra para o ponto original, e coloque a outra garra no outro "Tape" desta fenda.
Se acendeu, identificamos quem é o "Comum" da pista.
Por conclusão, o mesmo lado da outra fenda também é o "Comum" e ainda podemos identificar quem são os "Tapes Ativos" da pista.

Atenção: As conexões das fontes e controles podem ser diferentes na sua pista!

... segunda tentativa, com sucesso.
Conclusão
Com este procedimento saberemos como ligar corretamente o relê na pista ou identificar qual "Tape" devemos interromper para montagem do sensor de voltas do tipo "Tape Interrompido".

Atenção: As conexões das fontes e controles podem ser diferentes na sua pista!

O relê deve ser ligado sempre no "Tape Ativo" da fonte de alimentação, que no nosso exemplo foi o positivo.

Os sensores de voltas do tipo "Tape Interrompido" devem ser alinhados com os "Tapes Ativos" da pista.


E a polaridade da pista?
Uma vez que sabemos quem são os "Tapes" positivo e negativo, "Ativos" e "Comum", podemos afirmar que no nosso exemplo a nossa pista é do "Tipo Positiva".

Pista Positiva
A pista do "Tipo Positiva" sempre terá o "Tape Ativo" como polo positivo (+) da fonte de alimentação.

Pista Negativa
A pista do "Tipo Negativa" sempre terá o "Tape Ativo" como polo negativo (-) da fonte de alimentação.


Dúvidas Comuns
Abaixo algumas dúvidas comuns:

Posso utilizar o relê no "Comum" da pista?
Poder, pode e ele funcionará sem problemas na maioria dos casos, mas como mencionado no artigo, alguns aceleradores eletrônicos podem ser danificados no momento em que a pista é desligada.
No caso do uso de sensores de voltas do tipo "Tape Interrompido" onde apenas um dos tapes é alterado, poderá haver a não contagem da volta, caso a pista seja desligada e o carro ainda deslizando passe ou pare sobre o sensor.

Como é ligado um relê para cada fenda?
Normalmente utilizamos um relê para cada fenda quando necessitamos que cada fenda tenha um funcionamento independente, como no caso das pistas profissionais ou em clubes, onde "alugamos" cada fenda por tempo.
Para ter o controle independente em cada fenda, os relês devem ser instalados como no desenho abaixo.
Os contatos dos relês sempre devem estar antes do acelerador. 


Importante: Os pinos 85 e 86 devem estar ligados há um equipamento de comando da pista.


Ligação correta para utilizar 2 relês para o controle independente em cada fenda.
Minha pista utiliza 2 fontes, como fica a ligação do relê?
A utilização de uma fonte para cada fenda é um recurso bastante utilizado para evitar que um carro "roube" energia dos demais.
Neste caso é necessário um relê para cada fenda, como na figura abaixo.
Observe que o "comum" da pista deve existir, principalmente se for utilizar o sensor de volta do tipo "Tape Interrompido". Esta ligação do "comum" ainda manterá o "Isolamento" entre as fendas, ou seja, cada carro terá um fonte exclusiva.


Importante: Os pinos 85 e 86 devem estar ligados há um equipamento de comando da pista.


Ligação correta para ligar um relê em pistas com 2 ou mais fontes.